Ideologia é um substantivo feminino com origem na junção de duas palavras do grego antigo: idea que significa “protótipo ideal” mas também é traduzido como “aparência” ou “forma”; e logos que significa “estudo”, “discurso” ou “tratado”.
O primeiro uso do termo ideologia veio do filósofo francês Destutt de Tracy, no final do século XVII.
O significado de Ideologia é variado. Em senso comum, ou seja, em contextos gerais, ideologia é mais explicado como aquilo que seria ou é ideal.
Dessa maneira, ideologia seria um conjunto de ideia, visões de mundo, pensamentos e doutrinas de uma certa pessoa ou mesmo grupo perante seu meio social, econômico ou político.
A ideologia foi muito utilizada por autores através de uma concepção crítica, ou seja, consideravam a ideologia como um meio de dominação realizado através do convencimento, da persuasão, ao contrário do uso da força física. Isso quer dizer que a ideologia estava relacionada com a consciência humana.
Durante o século XX, surgiram diversas ideologias que se tornaram destaques:
Essa ideologia possuía algumas características que assentiam no totalitarismo. Rejeitava o parlamentarismo, a democracia, o individualismo, o sistema multipartidário (era a favor do partido único) e não respeitava os direitos dos cidadãos.
Tinha caráter militar, autoritário e expansionista. Nações inferiores deveriam ser subordinadas a nações superiores, de acordo com esse sistema.
Tinha como aspectos:
– A intenção de ser um partido completamente independente das pressões e ameaças das forças do capital,
– Agir como um partido da classe operária, dos trabalhadores, bem como dos oprimidos e explorados,
– Possuir uma direção coletiva, com uma democracia interna,
– Defender os interesses do país ao mesmo tempo que é internacionalista,
– Trabalhar para que a sociedade seja socialista, sem exploradores ou explorados.
Assim como o socialismo, o comunismo negava a propriedade privada dos meios de produção e incentivava o fim da luta de classes.
Esta ideologia é atualmente aquela que mais se dissemina pelos países ocidentais, pois vê como ideal e defende a participação dos cidadãos na vida política.
O Brasil, por exemplo, é um país democrático, pois é a sociedade que define quem serão seus representantes, ou seja, o cidadão tem direito ao voto no processo eleitoral.
O capitalismo surgiu na Europa com o objetivo de beneficiar a burguesia.
Esta ideologia pode ser descrita como aquela que visa o lucro e o acúmulo de riquezas.
Pode ser descrita como um conjunto de ideias relacionadas à manutenção dos valores sociais e morais da sociedade.
Ela defende a liberdade e nega os valores sociais e políticos existentes no mundo moderno. Além disso, vê a existência tendo base na ajuda mútua, solidariedade, responsabilidade e autodisciplina.
A ideologia de gênero, também conhecida como ideologia da ausência de gênero, é aquela que defende a ideia de que a sexualidade humana seja parte de “construções sociais e culturais” e não ser definida como um fator biológico.
Para ela, todo ser humano nasce “neutro”, ou seja, sem qualquer gênero sexual escolhido. Isso somente aconteceria com o desenvolvimento da consciência e convivência em seu meio social.
Dessa forma, todo indivíduo determina seu gênero sexual.
A ideologia de gênero também aponta que há uma multiplicidade dos gêneros. Isso quer dizer que não há somente masculino e feminino, mas também gêneros sexuais mais complexos.
Na filosofia, a ideologia tem um conceito associado à noção sensorial que um indivíduo possui do mundo ao seu redor. Assim, ele cria novas ideias.
Alguns grandes filósofos definiram a ideologia. Para Hegel, a ideologia é vista como uma separação da consciência em relação a si própria.
Para Karl Marx, ao utilizar a concepção de Hegel sobre o termo, determinou dos usos para a ideologia:
A ideologia ainda foi estudada por Parmênides, Descartes, Platão e Kant.
Para a Sociologia, uma ideologia é vista como um conjunto de ideias e representações que um grupo específico produz em relação a sua função e meio.
A ideologia pode ser de caráter político, religioso, econômico e jurídico.
Por esse fato, quando há tentativas de convencer indivíduos a seguirem uma determinada ideologia pode concorrer confrontos ideológicos.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.