Igualdade é um substantivo feminino que possui nove letras, cinco vogais e quatro consoantes. É originaria do latim aequalitas que significa não se apresentar diferença de valor ou qualidade, mostrar a mesma proporção, dimensão, uniformidade, intensidade e paridade. Pode-se dizer também que igualdade é a falta de diferenças.
Podemos dizer que igualdade é a falta de diferença entre duas ou mais coisas que são interpretadas sobre o mesmo ponto de vista – que deveriam ter o mesmo valor. É relacionada também ao conceito de continuidade ou uniformidade.
Na área jurídica todos os indivíduos de uma nação estão sujeitos à mesma lei, portanto, devem ser julgados de forma igual, tendo também os mesmos deveres e direitos.
Podemos dizer também que igualdade tem como significado semelhante – aquilo que é igual.
Durante a revolução Francesa, os termos Liberdade, Igualdade e Fraternidade foram criados para representarem a população, essa era a maior reivindicação do povo, tendo sido usado como grito por outras nações em diversas revoluções na Europa e por todo o mundo.
Alguns tipos de igualdade são:
Igualdade de gênero é caracterizada como a igualdade de deveres e direitos entre o sexo feminino e masculino.
É o conceito que deve ser à base de construção para a sociedade em que vivemos para que haja menos discriminações e preconceitos.
Um grande exemplo é que no mercado de trabalho a mulher ganha bem menos do que o homem (em média 70 por cento a menos), mesmo que estejam exercendo a mesma função e também existem mais homens em cargos de presidência, diretoria e chefia do que mulheres, mesmo após as reivindicações iniciadas por elas na década de 70. Esse é um princípio que deve ser muito bem estudado e aplicado em nosso dia a dia.
Basicamente o conceito que define a igualdade social é o de que todos devem ser tratados da mesma forma, independente de raça, sexo, religião ou classe social e educacional. A opinião das pessoas deve valer da mesma forma.
Existem outras categorias para se definir a igualdade, tendo em vista que a igualdade social tem como princípio tratar da mesma forma somente os iguais, ou seja, aqueles que pertencem ao mesmo grupo e que estão relacionados por uma mesma característica.
Em ocasiões onde existem grandes desigualdades como entre pobres e ricos, por exemplo, deve haver a igualdade formal que tem como princípio – de que a forma de tratamento deve ser igual para todas as pessoas, mesmo que não pertençam ao mesmo grupo.
Há também a igualdade material que é quando as pessoas ou grupos que são considerados como mais fracos, recebem um tipo de tratamento diferenciado ou algumas facilidades para que possam chegar ao nível de indivíduos mais fortes. Exemplo: cota para negros.
A Igualdade racial baseia se no conceito de que todas as raças ou etnias humanas devem ter o mesmo tratamento e possuem os mesmos direitos e deveres.
Essa ideia só passou a ser difundida em nosso país, após a abolição da escravatura. Em 2010 foi criado o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12. 288) cujo objetivo é impedir que haja discriminação racial em nosso país.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.