Impio é o mesmo que impiedoso, aquele que não tem piedade. Impio refere-se àquela pessoa que é cruel, ao indivíduo desumano, sádico, insensível.
O que é Impio
Quem age com crueldade, que não tem empatia, que não se preocupa se suas ações vão prejudicar a terceiros ou a alguém próximo, esse é um sujeito impio. Podemos dizer que alguém ímpio é capaz de cometer barbaridades, de torturar, matar, roubar, é alguém sem escrúpulos, mau caráter.
Ao mesmo tempo um adjetivo e um substantivo, a palavra ímpio pode ser usada para se referir a alguém sem consideração pelo próximo, ao sujeito desumano, que não expressa remorso ou sentimentos quando faz algo que prejudica, fere ou magoa alguém.
A palavra impio é escrita sem o acento agudo e tem sua sílaba tônica no “pi”, não é muito usada coloquialmente estando mais presente em discursos eloquentes, muitas vezes ligados à religião. A palavra impio muitas vezes é confundida com a palavra ímpio.
Diferença entre Impio e Ímpio
As palavras impio e ímpio são parônimas, ou seja, possuem uma escrita semelhante mas significados distintos. Enquanto que impio pode ser sinônimo de cruel, a palavra ímpio designa alguém que não tem fé, que é incrédulo, podendo ser usada também para se referir a um herege.
Podemos ainda entender ímpio como aquele que contraria os valores estabelecidos, que vive contra ao que estabelece o senso comum, quem se comporta de modo a desafiar a moral e a justiça. Ímpio pode ser ainda um sinônimo de libertino.