Inefável é um adjetivo de dois gêneros. O termo vem do Latim ineffabilis, que significa “o que não se pode expressar com palavras”.
O significado de Inefável procura designar algo que não é possível descrever ou explicar com palavras devido a sua beleza extrema ou complexidade natural.
Inefável é algo indescritível, que não pode ser descrito, nomeado ou designado pois é de uma forma naturalmente intensa, complexa ou bela.
Por extensão, a palavra inefável significa aquilo que é inenarrável, isto é, que não pode ser descrito por palavras – da mesma forma que sua origem em Latim. Também, inefável pode ser aquilo que é encantador, que ocasiona grande contentamento ou prazer.
Em outros momentos, inefável pode estar relacionado com o que é divino, que pertence ao plano celestial e não ao plano terreno, ou seja, inefável é o que é perfeito. Nesse caso, seu sentido ganha mais força na Religião, especialmente como uma designação de Deus.
Por exemplo: “Deus é o inefável que está acima de todos nós.”
É claro que a abordagem religiosa não equivale somente à cristã, mas também às outras filosofias que possuem a ideia de “ser inefável” ou “entidade inefável” para o “Deus perfeito e maravilhoso” de toda religião monoteísta.
Dom inefável de Deus é a expressão dada pelas religiões cristãs para explanar os aspectos misteriosos que Ele tem pelos seres terrestres, como os sentimentos de proteção e amor.
Inefabilidade é a característica ou a qualidade de inefável. Na Filosofia, mais especificamente na contemporânea, a inefabilidade é abordada em relação às coisas essenciais para um indivíduo, como é o caso do amor, da liberdade, da música e da poesia, conforme o filósofo Vladimir Jankélévitch.
A qualidade de inefável está associada com qualquer entidade, fenômeno ou objeto sobre o qual nada pode ser dito na linguagem dos homens, podendo caracterizar quaisquer sensações, conceitos, sentimentos ou aspectos que não podem (ou não devem) ser descritos ou transmitidos, mas que são conhecidos interiormente pelos indivíduos.
Os sinônimos de Inefável são:
Os antônimos de Inefável são:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.