Inescusável é um adjetivo de dois gêneros. O termo vem do Latim inexcusabilis, que quer dizer “muito ruim ou errado para ser dispensado ou ignorado”.
O significado de Inescusável é o que não se pode ou consegue escusar ou prescindir, isto é, que não se pode desculpar ou perdoar, que não tem desculpa.
Por exemplo:
“Sua atitude foi inescusável.”
“De maneira agressiva, a ré fez um gesto inescusável para o juiz.”
Inescusável, nesses casos, é sinônimo de:
- Imperdoável,
- Indesculpável,
- Irremissível.
Ainda, inescusável significa o que não pode receber dispensa de, ou seja, que não se consegue dispensar.
Por exemplo:
“O projeto é inescusável para o sucesso da empresa.”
“A perspectiva de Steve Jobs foi inescusável
Aqui, o termo é sinônimo de:
- Imprescindível,
- Indispensável,
- Necessário.
Inescusável é antônimo das palavras:
- Desculpável,
- Escusável,
- Perdoável.
No Direito Penal, o termo inescusável aparece quando se refere a um dos tipos de erros classificados no Código Penal, em mais específico no artigo 20. O erro inescusável é também conhecido como evitável ou vencível e é caracterizado em situações em que o agente age de maneira descuidada.
Exclui-se o dolo, mas não afasta-se a culpa. O agente, portanto, responde por crime culposo, quando previsto em lei.
Na Constituição Federal, no Artigo 5, tratando-se dos direitos e garantias fundamentais em que existem os direitos e deveres individuais e coletivos, a palavra inescusável também aparece quando trata-se da pensão alimentícia:
“LXVII – não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;”
Quando não há cumprimento, por motivo injustificado, da obrigação alimentar, o alimentante pode estar sujeito a pena de prisão, sendo que o alimentado (indivíduo que sofre com a falta da obrigação do sujeito) pode requerer a execução do devedor de modo que a Justiça assegure o direito.
A prisão civil é uma maneira de coerção com a finalidade de fazer com que o indivíduo cumpra com suas obrigações relacionadas à alimentação. Normalmente, o prazo dado para o pagamento da dívida, para provar que o fez ou ainda para justificar que há impossibilidades de cumprimento desta obrigação é de 3 dias.
Inescusável em inglês é inexcusable.