Inexorável é um adjetivo que pode ser usado para os dois gêneros, ou seja, tanto para o sexo feminino quanto para o masculino. Esse termo é bastante utilizado para se referir a uma pessoa ou situação inflexível, implacável, austera e até mesmo rigorosa.
O que é Inexorável:
Inexorável também pode ser utilizado para indicar algo inevitável, ou seja, algo indispensável e vital.
Essa palavra é proveniente do Latim Inexorabilis, que significa “o que não pode ser mudado por meio de solicitações ou mesmo por meio de súplicas”.
Todo termo que possui o prefixo “IN” carrega a ideia de negação como, por exemplo, o vocábulo incansável que significa aquele que não se cansa.
Dentro da Língua Portuguesa é muito comum serem encontrados vários outros sinônimos de inexorável, como por exemplo, alguns citados logo a seguir:
- Rígido;
- Rigoroso;
- Intransigente;
- Inabalável;
- Impiedoso;
- Intolerante;
- Inflexível;
- Inevitável.
Já o termo inexoravelmente pertence à classe gramatical dos advérbios e indica a função de modo, ou seja, os advérbios servem para modificar um verbo ou um adjetivo, como no exemplo da frase abaixo:
“O jovem professor continuou firme em suas convicções. Apesar de todas as críticas em relação ao seu trabalho, ele continuou mantendo inexoravelmente suas ideias.”
A pronúncia da palavra Inexorável, geralmente, causa dúvidas em diversas pessoas, assim muitas delas acabam por pronunciá-la de maneira errônea.
A forma correta de pronunciar essa palavra é “inezorável” e não “inecsorável”. O “X” tem o som de “Z” e não de “CS” como muitos imaginam.
Existem diversos vocábulos que também se escrevem com “X” e são pronunciados com o som da letra “Z” como, por exemplo, exame, exato, exemplo, exibir, existir e muitas outras.
Outro termo que pode ser associado ao conceito de inexorável é a palavra inexorabilidade. Mas o que esse vocábulo quer dizer? Inexorabilidade é a qualidade de quem é inexorável, isto é, uma pessoa que possui austeridade.