Infância é o período inicial da vida de uma pessoa. A infância vai do nascimento até os doze anos incompletos, quando na entrada da puberdade a criança se torna um adolescente. É o período da vida onde ocorrem grandes e rápidas mudanças físicas, emocionais e comportamentais. É nas experiências da infância que o sujeito vai fundamentar sua personalidade.
A infância é tema na literatura, como no poema “Infância” de Carlos Drumond de Andrade e no romance A Infância de Jesus, de J.M. Coetzee, ganhador do prêmio Nobel de literatura em 2003. Também é objeto de dedicação no cinema, como no filme Infância Roubada (2005) que faz um retrato dramático da infância perdida de crianças em situação de risco social.
Principais Desenvolvimentos na Infância
Primeira Infância (0 – 3 anos)
Nos primeiros anos de vida, a criança tem uma taxa de desenvolvimento bastante acentuada. Logo nos primeiros meses o cabelo cresce bastante e os primeiros dentes já aparecem. O aumento de peso e tamanho é estrondoso. Neste período, a criança é completamente dependente de seus cuidadores, desde a sua alimentação até sua higiene e locomoção. A criança nesta idade não percebe que faz parte de um mundo maior do que si mesma, existe a presente de um egocentrismo muito acentuado, onde tudo que ocorre está imediatamente associado a si. Entre o primeiro ano o terceiro ano há um grande desenvolvimento das habilidades da fala e o aumento do vocabulário é notório.
Segunda Infância (3 – 6 anos)
Os primeiros anos do desenvolvimento são marcados pelo aumento da independência da criança. Esta relativa independência é muito importante nesta fase, já que normalmente a criança começa a ir para a creche ou escola. A criança também abandona um pouco do mecanismo egocêntrico e passa a identificar seu lugar no ambiente que é composto por outras pessoas. Uma característica interessante desta fase é o processo de identificação, no qual a criança aprende a moldar seu comportamento com base na observação de pessoas adultas e assim ocorre o aumento de seu repertório comportamental.
Terceira Infância (6 – 12 anos)
Nesta fase, a criança começa a ter mais clareza quanto a questão dos valores e há o desenvolvimento da noção do certo e do errado. Ela já aprendeu que existem padrões comportamentais aceitos e não aceitos e passa a se amoldar a eles. Na escola, a criança começa a dar muito valor às amizades. Após o oitavo ano, a criança passa pelo aumento da capacidade de fazer abstrações complexas, sendo capaz de elaborar questionamentos cujas respostas não são simples. Ao final desta etapa, a criança entra num período de transição entre a infância e adolescência: chamado pré-adolescência, momento este em que mudanças hormonais começam a acontecer e o corpo dos pré-adolescentes começa novamente a sofrer mudanças.