Inferir é um verbo transitivo que chega até a língua portuguesa derivada do verbo latino infero. Este verbo é composto pelo prefixo in- e pelo verbo fero; Literalmente, infero é “levar para dentro”.
Ao chegar ao português, o significado de inferir não permaneceu idêntico ao significado do in + fero latino. Mesmo no latim, infero não era tomado em significado literal, mas com o sentido de chegar a uma conclusão através da observação. Assim, inferir quer dizer deduzir ou concluir.
Inferir é chegar a uma conclusão final através da realização de deduções.
Inferir é uma das habilidades que se espera de alunos de português nas escolas, por isso, é frequente encontrar em questões de interpretação de textos, perguntas que exijam do aluno dedução com base na apresentação de alguns fatos. Espera-se que o estudante seja capaz de relacionar os fatos e inferir uma informação implícita em um texto.
Também é possível inferir o sentido de uma palavra ou expressão, assim, no dia a dia, ao nos depararmos com uma palavra desconhecida, não é necessário ir ao dicionário, basta prestar atenção no contexto no qual a palavra foi usada para conseguir inferir seu significado.
Também na área jurídica fala-se muito em inferir, pois nem sempre tudo está documentado e claro, assim, muitas vezes faz-se necessário inferir algo.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.