Infraestrutura é um substantivo feminino. O termo é uma junção do prefixo infra-, de origem latina e que se refere a um lugar ou posição inferior, + estrutura, do verbo latino struere, que quer dizer “amontoar, reunir, empilhar, erguer, criar”.
O significado de Infraestrutura é o suporte de uma estrutura, ou seja, é a estrutura invisível que suporta uma construção.
A infraestrutura urbana se refere ao conjunto de obras ou serviços públicos que compõem espaço em um determinado ambiente urbano. No caso, exemplifica-se a rede de energia elétrica, a rede de esgotos, rede de gás, entre outros.
De toda forma, a palavra infraestrutura pode ser usada para designar qualquer base de uma sociedade, de um sistema, de uma organização, etc.
Por exemplo: “Ocorreram atualizações na infraestrutura de TI.”
Existe a infraestrutura verde que consiste em redes multifuncionais de elementos permeáveis e vegetados, com o objetivo de reestabelecer os processos naturais e culturais para uma melhor qualidade de vida, além de reduzir a imagem “cinza” dos grandes centros urbanos.
Por extensão, a infraestrutura é um termo que traz a ideia de toda uma série de benefícios que dão valor a uma obra, um serviço, uma construção, etc.
Por exemplo: “Além de ser localizado na avenida, o valor do apartamento era alto por conta da infraestrutura de máxima qualidade.”
Na área da Filosofia, infraestrutura é o conjunto das relações econômicas de produção que definem a organização e ideologia das distintas sociedades. Já na Sociologia, Karl Marx foi além e conceituou a infraestrutura como um fenômeno econômico que suporta qualquer sociedade.
Nesse caso, as infraestruturas seriam o alicerce das superestruturas, isto é, estruturas ou instituições que estariam relacionadas com vários âmbitos, como o caso da religião, da filosofia, do direito, entre outros.
De acordo com o Novo Acordo Ortográfico instituído em 2009, a forma correta de escrita da palavra é infraestrutura. Anterior a esse ano, aceitava-se a grafia “infra-estrutura”, no entanto, atualmente ela é considerada incorreta.
Conforme as novas regras, o hífen é utilizado quando o prefixo terminar com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra iniciar com “h”. Em situações que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com vogal diferente, mantêm-se ambas unidas. Se fossem a mesma vogal, ocorreria o uso do hífen.
Os sinônimos de Infraestrutura são:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.