Ingênuo é um adjetivo e substantivo masculino. O termo, assim como a palavra ingenuidade, vem do Latim ingenuus, que significa “não alterado por forças externas, nascido nobre ou livre”.
O significado de Ingênuo é, como um substantivo, um indivíduo que é inocente, sincero, simples, natural, é uma pessoa sem malícia. Como adjetivo, também pode referenciar algo que não apresenta artifício ou malícia.
Ingênuo pode ser algo ou alguém puro, que se comporta com franqueza, sinceridade. O termo pode representar alguma coisa que possui características simples ou naturais.
Por exemplo:
“Embora não mais tão jovem, ela ainda apresentava um olhar ingênuo.”
“Esta pintura ingênua ficaria bem em minha sala de estar!”
No Brasil, o termo ingênuo também pode ter indicar aquele que é filho de escravo que nasceu livre.
A ideia do termo ingênuo é que, em caso de uma pessoa, há um estado em que se está vivendo em pureza sem estar atento ao que a vida apronta em relação às malvadezas.
Ingênuo é, por muitas vezes, associado com o termo “bobo” ou “ignorante”, especialmente por não perceber a maldade alheia, enquanto que outras pessoas consideram que indivíduos ingênuos sejam aqueles que não possuam qualquer ou pouco conhecimento em determinada área ou ainda no âmbito dos relacionamentos.
Ingênuo pode se tornar sinônimo destas palavras:
- Bonachão,
- Cândido,
- Casto,
- Crédulo,
- Criança,
- Espontâneo,
- Franco,
- Iludido,
- Imaculado,
- Incauto,
- Inexperiente,
- Inocente,
- Íntegro,
- Modesto,
- Pudico,
- Puro,
- Recatado,
- Santo,
- Simples,
- Simplório,
- Singelo,
- Singelo,
- Tolo,
- Tonto,
- Virginal,
- Virtuoso.
Ingênuo e criança são sinônimos, já que durante a infância há predomínio da imaturidade, principalmente pelo ainda foco que se mantém sobre si mesmo. Somente com seu crescimento é que a criança começa a entender e “ler” os sentimentos dos outros e deixando sua ingenuidade de lado para fazer uso destes novos conhecimentos.
Ingênuo é antônimo dos termos:
- Ardiloso,
- Astucioso,
- Astuto,
- Convencido,
- Corrompido,
- Depravado,
- Despudorado,
- Devasso,
- Esperto,
- Impuro,
- Lascivo,
- Malicioso,
- Manhoso,
- Perspicaz,
- Sagaz,
- Sujo.
“Ingênuo” é o nome de uma música de autoria de Pixinguinha, apelido carinhoso do carioca Alfredo da Rocha Vianna Filho, maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador nascido em 1897 e falecido em 1973.
“Ingenua” é o título de uma canção de Dulce María Espinosa Saviñón (conhecida apenas como Dulce María), cantora e atriz mexicana que ficou famosa após participar da novela Rebelde, produzida pela Televisa e exibida durante os anos de 2004 a 2006. A música está presente no álbum Extranjera, de 2010.
Ingênuo em inglês pode ser traduzido como naive.