Institucional é um termo relativo a uma Instituição, ou seja, é uma organização ou instituição que pode estar relacionada à área da educação, artes, filantropia, política, religião ou qualquer atividade no campo das ciências humanas.
Instituição se refere a uma associação, sociedade ou corporação, podendo ser também uma forma de organização de uma empresa ou instituição.
Institucionalismo
O Institucionalismo destacou-se nos Estados Unidos logo no começo do século XX. Foi uma tendência econômica e social que tinha como principal objetivo orientar a multiplicação das instituições. Ele queria mostrar e direcionar às diferentes camadas sociais, econômicas e jurídicas das instituições, mostrando que elas são importantes para explicar as diferenças econômicas que podem ocorrer na sociedade.
Propaganda institucional
Propaganda institucional é uma área da publicidade que presta serviços para instituições ou empresas. Sendo o seu principal alvo a divulgação de uma imagem positiva dessas organizações perante a sociedade, mostrando suas qualidades e estabelecendo com a mesma uma relação de confiança e credibilidade.
Uma propaganda institucional bem elaborada tem por objetivo articular ações, estratégias e propostas de responsabilidade social de uma empresa. Tem que mostrar que ela se importa e cuida do bem de sua comunidade, que zela pela cultura, cuida da preservação do meio ambiente e principalmente se importa com a educação.
O que é marketing institucional?
É praticamente a mesma coisa que a propaganda institucional, o objetivo é o mesmo. Ele tem por finalidade trabalhar a imagem de uma empresa para que ela seja reconhecida pelo público como uma entidade preocupada com o bem social e ambiental no qual está inserida.
Psicopedagogia institucional
A psicopedagogia institucional tem por finalidade a aprendizagem humana. Ela visa analisar os problemas encontrados dentro das instituições de saúde, empresa e escolas. Ela precisa encontrar os problemas e tentar saná-los.
O psicopedagogo institucional precisa ter sabedoria para compreender, interpretar e intervir no local onde irá trabalhar. Ele precisa entender e saber aplicar as técnicas adequadas para atuar e prevenir problemas que podem ocorrer nessas empresas. Aumentar o potencial e a capacidade de aprendizagem dos profissionais, conseguindo assim, melhorar o nível e a qualidade do trabalho de todos dentro da organização.