Inteligível é o adjetivo que dá qualidade àquilo que é fácil de entender, que é facilmente compreendido, que é possível escutar com clareza, que é acessível, claro e compreensível. Por exemplo, “o prefeito da cidade fez um discurso bastante inteligível”, ou seja, fez um discurso muito fácil de entender.
Na Filosofia, inteligível é aquilo que só pode ser compreendido pela inteligência e pela razão, e não pelos sentidos, como é o caso do mundo inteligível.
O mundo inteligível foi idealizado pelo filósofo grego Platão com base em sua Teoria das Ideias. A Teoria das Ideias diz que as formas abstratas ou ideias são o que temos de mais real e não o mundo material que conhecemos por meio das sensações. O que enxergamos com os olhos são formas físicas, mas o que enxergamos com os “olhos da alma” são puras essências do bem e do belo
Portanto, o Mundo Inteligível ou Mundo das Ideias são ideias que as pessoas possuem das coisas na realidade. Ao contrário do Mundo Sensível, que consiste na imagem das ideias ou no que é material.
A palavra ininteligível é o oposto da palavra inteligível, já que ininteligível significa que algo é difícil de entender, complicado, confuso ou inaudível.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.