Intempérie é um termo utilizado para denominar o mau tempo, tempestade. É uma palavra proveniente do latim “Intemperies” que significa “mau tempo, infortúnio”.
O prefixo “in” carrega a ideia de negação, enquanto a palavra “temperies” quer dizer “temperatura certa, boa, justa”. Já o termo “temperare” significa “providência de medida correta ou adequada”.
Por esse motivo, a palavra intempérie está relacionada às questões climáticas, ou seja, é a instabilidade que ocorre com o clima.
Podem ser utilizados vários sinônimos para esse termo, como por exemplo:
- tempestade;
- temporal;
- tormenta;
- trabuzana;
- mau tempo;
- nevasca;
- tufão;
- calamidade;
- catástrofe;
- adversidade.
O uso desse termo também pode ser empregado em sentido figurado, quando relacionado com certos problemas da vida, as dificuldades que surgem em determinados momentos e em outras situações de fatalidade.
Veja os exemplos em frases logo abaixo:
“As intempéries da vida costumam deixar marcas profundas na alma do ser humano.”
“Precisamos aprender a enfrentar as intempéries que a vida nos oferece.”
Intemperismo
Intemperismo é um fenômeno essencial para o fortalecimento e enriquecimento do solo. É um conjunto de acontecimentos biológicos, físicos ou químicos relacionados à decomposição das rochas e da modelagem do relevo. Esses processos consistem em:
- Intemperismo químico: é a desintegração dos minerais que compõem as rochas e os sedimentos. Sua decomposição está relacionada ao clima, como a temperatura, as chuvas e a vegetação.
- Intemperismo físico: nesse caso as rochas e os sedimentos ocorrem sem que haja alterações químicas. As rochas vão se desintegrando até ficarem cada vez menores.
Em inglês a palavra intempérie pode ser traduzida como “bad Weather”, “storm” ou “weather inclemency”.
Há um canal do tempo chamado “The wether channel” que traz todas as informações sobre o clima no Brasil e no mundo.