Ionizar é o ato de perder ou ganhar elétrons. Todos os átomos possuem prótons e elétrons em quantidades iguais, e assim todos os átomos são naturalmente neutros. Assim sendo, todas as substâncias são eletricamente neutras, pois esse é o estado dos átomos que as compõe.
O que é Ionizar
Porém, não raramente acontece de um ou mais átomos em um grupo perder ou ganhar elétrons, ou seja, esses átomos podem se ionizar, podem deixar de ser neutros e assim passam a ser conhecidos como íons.
Toda vez que um átomo se ionizar, ou seja, toda vez que um átomo perde o seu equilíbrio elétrico deixando de ser neutro, ele passa a se chamar íon e se esse íon, no processo de ionização, ficar com carga positiva, será chamado de cátion; se ficar com carga negativa será chamado de ânion.
Pode-se ionizar átomos misturando-se substâncias formadas por ligações covalentes com água. Ao se testar a condutividade elétrica do ácido clorídrico, por exemplo, mistura-se a substância com água, então se notará que a solução resultante conduz corrente elétrica, pois existem íons nela. A água então atua como reagente e passa a ionizar átomos a partir do contato com o ácido clorídrico, criando uma solução eletrolítica.
Em contato com a água, todos os ácidos vão se ionizar. Contudo, existem substâncias que não são ionizadas em contato com a água, como é o caso do açúcar, que não se ioniza em contato com a água, apenas se dissolve, formando uma solução que não conduz eletricidade.
O ar que respiramos está constantemente a se ionizar. Fatores naturais e artificiais fazem com que o ar esteja carregado de íons negativos, e esses íons provocam a sensação de respirarmos melhor na beira do mar, depois de uma chuva, na floresta, numa montanha ou aos pés de uma cachoeira, locais onde existem muitos íons negativos.
Contudo, ao se ionizar, o ar também pode forma mais íons positivos, criando no ar uma atmosfera menos agradável para a respiração, como é o caso da chegada de ventos secos e quentes, de um nevoeiro, do ar que antecede uma tempestade e etc.