Irresignação é um substantivo feminino. O termo vem da junção do prefixo ir, que indica uma negação, mais o termo resignação do Latim resignare, que quer dizer “cancelar, desistir”.
O significado de Irresignação é a ausência de resignação, isto é, é o ato de não se resignar. A irresignação é uma palavra que expressa a ação ou atitude de não se submeter nem se conformar com o que lhe é imposto. É o mesmo que insubordinação.
Por exemplo:
“O aluno agiu com irresignação perante a ordem da professora.”
“Apesar da obrigatoriedade, houve aumento na irresignação de voto nas eleições.”
“Embora surpreendente, a razão de sua irresignação foi compreensível a todos.”
“O requerente demonstra sua irresignação com a decisão, requerendo a nulidade do processo desde sua distribuição.”
“A irresignação de Samanta não mereceu ser acolhida, pois já havia sido superado o momento de impugnação de inscrições.”
Irresignação pode, portanto, ser situações em que há ou se exprime desobediência, insubmissão. O termo ainda é sinônimo das seguintes palavras:
- Descontentamento,
- Discordância,
- Impaciência,
- Inconformismo,
- Indocilidade,
- Insatisfação,
- Insubordinação,
- Insurgência,
- Insurreição,
- Intolerância,
- Protesto,
- Relutância,
- Revolta.
Irresignação já é antônimo dos termos:
- Concordância,
- Conformismo,
- Contentamento,
- Docilidade,
- Paciência,
- Resignação,
- Satisfação,
- Submissão,
- Subordinação,
- Tolerância.
Irresignado ou irresignada são os adjetivos que caracterizam uma pessoa que age com irresignação, ou seja, que não se conforma, que não se resigna. De acordo com o dicionário, é aquela pessoa que não aceita algo sem questionar.
“Irresignação parcial” pode ocorrer, por exemplo, dentro da área dos imóveis. Um caso de exemplo seria do interessado resignar-se de uma das exigências formuladas pelo ofício de registro de imóveis, gerando a chamada “irresignação parcial”.
O termo irresignação aparece com frequência na área do Direito. Pode-se notar uma certa situação como exemplo: “O réu, irresignado com a sentença, resolveu iniciar o recurso de apelação para sua absolvição, ante o argumento da insuficiência de provas.”
Isso procura explanar que o réu, inconformado e por não estar aceitando a decisão que foi acatada pela justiça, tem a intenção de recorrer em seu favor iniciando um recurso apelativo.
A expressão “irresignação recursal” também aparece no âmbito jurídico.
Por exemplo:
“Ocorreu a irresignação recursal contra decisão que declarou de inexigibilidade do título executivo.”
“A irresignação recursal não merece progredir se implica, necessariamente, em revolvimento de fatos e provas.”
Em inglês, irresignação pode ser traduzida como grievance. Existem traduções muito mais simples que abordam irresignação somente como “refusal to accept”, o que vai muito de cada contexto. Repudiation também pode ser um termo usado para indicar irresignação.