Irreverente é um termo usado para fazer referência a alguém que age com falta de respeito, irreverência, desacato.
O significado da palavra irreverente é também ausência de cordialidade por parte de algum indivíduo.
Irreverente é um adjetivo de dois gêneros e indica que uma pessoa não está tendo respeito com a outra, não tem qualquer tipo de afeto por outrem e assim necessita de algo para se sentir irreverente.
Muitos adolescentes e jovens são considerados irreverentes por serem rebeldes e não aceitarem e nem se conformarem com algo apenas porque a maioria o faz.
A palavra irreverente, na maioria das vezes, é utilizada de maneira depreciativa. No entanto, esse termo pode ser empregado como um elogio, ou como alguém que não tem interesse no que o outro diz ou faz; e se importa somente com sua felicidade.
Por outro lado, a palavra irreverente é classificada também como alguém que tem espírito cômico, que é de bem com a vida, desinibido e possui sentido de humor irreverente.
No âmbito da medicina, a palavra irreverente serve para caracterizar o profissional médico que age com falta de educação com o paciente, isto é, aquele que não tem respeito com os mesmos.
Na psicologia se diz irreverente para dar nome aos indivíduos que não tem educação com os que estão ao seu redor.
Ainda na psicologia o termo irreverente denota um paciente que falta com irreverência quando faz uma consulta ao psicólogo.
Ser irreverente, em se tratando de religião, significa uma pessoa agir com falta de respeito às coisas sagradas.
Diversas pessoas são irreverentes até mesmo com sua própria religião. Contudo, por se tratar de elementos religiosos, qualquer indivíduo deve reverenciá-los e tratá-los com respeito.
Conta-se que na França em 1766 um jovem estava passando próximo a uma procissão e não tirou seu chapéu. Além disso, ele cuspiu em imagens sagradas e praticou outros atos desrespeitosos. Por conta dessas atitudes irreverentes ele foi torturado, decapitado e queimado.
Qualquer ataque a elementos religiosos que envolvam blasfêmias, injúrias, profanações e outras coisas afins são consideradas atitudes irreverentes.
Irreverente é uma palavra que vem do latim e significa irreverens entis.
Segundo o folclorista Pe. Firmino A. Martins, existiam na Idade Média as “festas dos loucos” em que participavam sacerdotes montados em jumentos carregando ao centro Balaão. Depois que era elegido o bispo dos loucos, esses sacerdotes entravam nos templos e se mascaravam fingindo que estavam celebrando o oficio divino.
Nessas festas a crítica religiosa, política e social era realizada publicamente por meio de pantomimas e farsas, usando de disfarces e máscaras que demonstravam o poder local.
Alguns famosos são considerados pessoas irreverentes devido suas qualidades irreverentes:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.