Jugo é uma palavra que vem do latim “jugum” que, por sua vez, é proveniente do grego “zygon”, indicando uma peça de madeira que é usada para juntar dois bois.
O jugo, também chamado junta de bois ou de canga, é colocado sobre o pescoço desses animais, fazendo com que andem no mesmo compasso para puxar carroças, carros de bois ou ferramentas agrícolas, como o arado.
Jugo também era a denominação de uma peça de madeira em formato de forca, que os romanos utilizavam para fazer passar os inimigos derrotados em batalha.
Em sentido figurado, o jugo também significa domínio, submissão, sujeição, autoridade, obediência e opressão.
Podemos, dessa maneira, classificar como jugo uma situação de submissão opressora de uma pessoa para outra, como no caso dos escravos, que viviam sob o jugo de seus senhores, ou situações que podemos constatar ainda nos dias atuais, como no caso das mulheres em diversos países islâmicos, que não possuem direitos, vivendo sob o jugo de seus maridos e das autoridades.
Em Botânica, o jugo é um par de folhetos de uma folha, que é composta e que possui os folículos em posição oposta ao eixo da inflorescência.
A palavra jugo é muito comentada no sentido religioso, definindo a submissão que uma pessoa é sujeita, vivendo uma vida dominada por problemas como vícios, dívidas, enfermidades e sofrimentos os mais diversos.
O jugo também é considerado o peso dos pecados de uma pessoa que não tem religião ou que se deixa dominar pelas tentações mundanas, evitando a vida mais purificada que as religiões propõem.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.