Hipótese é um substantivo feminino. Sua origem é grega: hypothesis, que significa “suposição, base de…
Justificativa é um substantivo feminino. O termo vem do verbo “justificar”, que se forma do Latim justus, que quer dizer “reto, legítimo, justo, o que segue o Direito, legal”.
O significado de Justificativa é descrito como um motivo, razão, causa ou prova que comprove a ocorrência e a autenticidade de um fato, de uma ato praticado.
Por exemplo:
“Paulo foi dispensado por não expor uma justificativa para todas as suas faltas.”
“Sua justificativa foi aceita pelo diretor e agora ele está de folga.”
Além disso, justificativa é uma palavra usada para designar uma desculpa, um motivo que foi usado como subterfúgio para se esquivar de alguém ou de algo.
Por exemplo:
“Ele não deu qualquer justificativa para sua saída do jantar.”
“Pelo menos Juliana deu uma justificativa plausível para não ir a esse evento.”
Justificativa também pode definir uma razão concreta que fundamente uma decisão pessoal, sendo considerado um ato de respeito para com o próximo, especialmente quando tais explicações são importantes para a determinada situação.
Justificativa é a motivação que leva um indivíduo a agir de uma certa forma, como acontece no exemplo acima.
Além das normas sociais que regem os cidadãos de um modo geral, cada pessoa possui seu próprio valor e ética pessoal. Isso quer dizer que isso pode servir de justificativa para atitudes ou ações de cada um – por isso, uma pessoa pode ser diferente da outra em termos de valores e sua ordem de prioridade. O que está justificado para uma pessoa pode não estar para outro, já que a interpretação pode ser subjetiva.
Em outro contexto, justificativa indica uma explicação acerca de um erro cometido.
Dentro da área da Ciência, o termo “justificativa” define um dos elementos essenciais das metodologias de pesquisa científica e de projetos – sua função é buscar explicações com base em métodos e recursos úteis, como teorias, experimentos e pesquisas.
A justificativa pode ser desenvolvida por meio de vários jeitos, dependendo do tipo de ciência a qual se está se falando. No caso das ciências sociais, por exemplo, a justificativa se dá através da análise de fatos que estão relacionados ao objeto de estudo, enquanto que nas ciências naturais, a justificativa fica por conta dos elementos baseado na experiência.
Um exemplo bastante comum para as pessoas que estão em curso superior é a necessidade de justificar produções científicas e acadêmicas, como no caso do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Essa justificativa presente em um TCC visa ressaltar a necessidade do estudo mais aprofundado e a importância do tema proposto. O estudante, nesses casos, faz uso de argumentos bastante objetivos e citando autores reconhecidos dentro da área que está sendo estudada.
Justificativa eleitoral é a expressão utilizada para designar o documento que deve ser entregue pelo eleitor ao órgão responsável para que se justifique o motivo de ausência no dia da eleição.
O eleitor pode ir em qualquer seção eleitoral e fazer a justificativa apenas para o turno ao qual ele não se apresentou por estar fora de seu domicílio eleitoral. Por exemplo, caso o eleitor não tenha votado no primeiro e no segundo turno da eleição, ele deverá justificar sua falta em cada um deles, de forma separada, com os requisitos e prazos sendo obedecidos.
O prazo determinado por lei é de 60 dias a partir da data da eleição.
Os sinônimos de Justificativa são:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.