Maktub é um termo oriental que tem o significado de “tinha que acontecer” ou mesmo…
Karma significa ação, em sânscrito, que é uma língua sagrada indiana. É uma crença que inicialmente veio das religiões hinduísta, budista e jainista, e foi adotado mais tarde pelo espiritismo.
A palavra karma contém vários significados, como força, movimento, lei ou ordem.
Outros dos seus significados é “ato deliberado”, a evolução deste termo pode ser encontrada também como “a lei da conservação da força” que significa que cada pessoa irá receber o que lhe é justo por suas ações.
O Karma é uma lei do que defende que qualquer ação tomada por nós, volta com a mesma força, sendo o bem devolvido com o bem e o mal com o mal. O conceito na verdade é bem simples, e resume no pensamento em que cada ação, possui uma reação, ou que cada ato possui consequências, basicamente a lei universal de causa e efeito.
Ele funciona como um mecanismo para se perceber a importância das atitudes e intenções corretas, no individual ou coletivo.
Mas o real significado de karma vai além do “Aqui se faz, aqui se paga”, pois se trata de um fundamento religioso que acredita em um tipo de renascimento após a morte.
Há quem acredite que se o indivíduo age de forma má, em sua próxima vida, ele poderá passar a sua próxima vida toda pagando pelos erros cometidos. Apesar de não haver provas que o karma realmente existe, algumas pessoas usam a ideia do karma para poder “justificar” as maldades vividas no mundo.
Teoricamente a justiça do karma se torna inalterável, e muitas vezes também pode ser considerada castigo divino.
Apesar de haver muita confusão entre estes dois termos, eles tratam de coisas totalmente opostas.
O karma trata-se da Lei universal das coisas, enquanto o Dharma trata da Lei humana.
Para o Dharma, essa questão é bem mais filosófica e envolvem os costumes, a cultura, a região, o modo em que se vive, ele é um caminho para um nível superior. Já o Karma é como se fosse uma regra, como a lei da gravidade, não importa o que você faça, não irá modificar isso.
No budismo o termo karma é usado especificamente para:
É mais voltado para as formas de pensamento, o que passa dentro da sua alma.
No hinduísmo, o karma é como se fosse uma “ficha” que fica associada à alma da pessoa, e quando ela renasce, essa conta é cobrada, tendo ela crédito ou não.
No Jainismo, o karma envolve o físico também, não é apenas um processo onde determinadas ações geram as seguintes reações. Mas é como se suas ações “físicas” se unissem a sua alma, por exemplo, se uma pessoa mata outra, ou rouba alguém, esse acontecimento se une a sua alma e fica lá, você leva isso não como uma ação física somente, mas como algo que agora faz parte de você e isso define se você terá uma vida feliz ou não.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.