Know-how é uma expressão oriunda do idioma inglês e que vem sendo usada no contexto empresarial desde 1838. Know-how se refere ao conhecimento requerido para se desenvolver determinada atividade.
O termo know-how é formado pelas palavras know, que pode ser traduzida como “saber” ou “conhecer” e pela palavra how, que significa “como”, assim temos que know-how pode ser traduzida literalmente como saber como. Podemos dizer que tecnicamente o termo know-how equivale ao mesmo que conhecimento processual ou ao termo francês savoir-faire.
Toda atividade requer algum conhecimento para que seja realizada. Fazer um café ou construir um foguete, por exemplo, são atividades que só são possíveis graças a certos conhecimentos práticos, e no mundo empresarial se dá o mesmo, qualquer ramo de atividade econômica requer uma série de conhecimentos para a sua realização, e esses conhecimentos são o que chamamos de know-how.
O know-how é o conhecimento das práticas que permitem executar determinada tarefa. Pode-se dizer ainda que o know-how é aquele tipo de conhecimento que permite a um indivíduo ou organização realizar algo e que ao mesmo tempo é difícil de se traduzir em palavras, que é difícil de ser ensinado, sendo que só o tempo e a experiência permitem adquiri-lo.
O know-how pode então ser visto como uma vantagem competitiva, de modo que a empresa ou profissional que possui mais conhecimento acerca de técnicas, procedimentos, informações, dados, tecnologias, fórmulas e macetes sobre o seu ramo de negócio tem mais capacidade para inovação e para enfrentar os desafios que encontrará pela frente.
Muitas empresas fecham suas portas nos primeiros anos de atividade por falta de know-how, ou seja, muitos empresários se lançam em atividades empreendedoras sem ter o devido conhecimento e preparo para as questões que envolvem o mundo empresarial ou por não ter todo o conhecimento necessário para se manter competitivamente no ramo de atividade que escolheu atuar.
Assim, possuir know-how é dispor de conhecimentos que possibilitem um domínio técnico acerca do mercado e acerca dos produtos ou serviços ofertados, e esse know-how será mais valioso quanto mais ele for composto de informações que a concorrência não possui.
Um bom exemplo que ajuda a entender melhor o que é o know-how são as franquias. No sistema de franquias o franqueador, o proprietário da franquia, detém toda uma série de conhecimentos práticos e procedimentos que deve ser passado para os franqueados para que esses operem de acordo com um padrão comercial pré-estabelecido, ou seja, para que operem de acordo com determinado know-how.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.