Labéu é um substantivo masculino. O termo tem origem desconhecida, porém alguns estudiosos acreditam que ele provém do Latim labes, que significa “queda, falha”.
O descreve uma infâmia, uma mácula na honra de alguém. O termo é tido como uma desonra, associado com a injúria e a vergonha.
Por extensão, labéu é uma mancha que traz calúnia a alguém, podendo se referir a uma nota que tem a finalidade de difamar uma pessoa.
Na realidade, labéu é uma palavra raramente utilizada, podendo ser somente vista em situações que apresentem a norma culta da Língua Portuguesa, onde designa alguém que realizou ou tentou praticar ações de cunho difamatório contra outrem.
Por exemplo: “As histórias não possuem somente o lado bom. As pessoas deveriam conhecer os seus labéus também.”
Existe um artigo de nome “Labéus da conquista espanhola”, de autoria de Wander de Lara Proença, presente na antoogia “Textos didáticos: História da América”, lançado em 2004 e organizado por José Miguel Arias Neto.
“Raízes do Brasil” é uma obra do historiador Sergio Buarque de Holanda que menciona o labéu relacionado aos trabalhos servis da escravidão e os prejuízos causados até para os descendentes.
No Hino da Proclamação da República, data comemorada em 15 de novembro, a palavra labéu está presente logo na primeira estrofe:
“Vem remir dos mais torpes labéus!”
Os sinônimos de Labéu são:
Os antônimos de Labéu são:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.