Labirintite é classificado como um substantivo feminino. O termo vem do Latim labyrinthus, do Grego labyrinthos, que quer dizer “edifício com passagens confusas, complicadas”.
O significado de Labirintite é popularmente designado para a afecção de ouvido que compromete o labirinto e as estruturas responsáveis pelo equilíbrio (vestíbulo) e a audição (cóclea).
Entretanto, o nome correto para esta doença é labirintopatia. A labirintite é somente um dos distúrbios existentes na região do ouvido interno, porém é usado de forma genérica para se referir a qualquer problema relacionado ao labirinto que afeta o equilíbrio.
As labirintopatias podem ser provocadas por processos inflamatórios, infecciosos, tumorais, doenças neurológicas, alterações genéticas e também compressões mecânicas, como exemplos.
Em geral, a labirintite se manifesta após os 40 ou 50 anos de idade, por conta de algumas alterações vestibulares e metabólicas. Além da idade, alguns fatores de risco para esta doença são: diabetes, hipertensão, hipoglicemia, otites, álcool, fumo, café e alguns medicamentos (entre eles, anti-inflamatórios e antibióticos), além da ansiedade e o estresse.
A labirintite se apresenta através de sintomas característicos. São eles:
Dependendo da intensidade, a crise pode durar somente alguns minutos, porém em casos mais graves pode durar horas ou dias – especialmente em na fase aguda.
Pode-se destacar os sete tipos abaixo de labirintopatias que são mais comuns:
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.