Ledo engano é uma expressão que refere-se a algum erro cometido por alguém que agia com boa intenção, pode ser uma ilusão provocada pela boa fé.
Quando alguém comete um equívoco ou erro sem se dar conta de que o que faz é um engano; ledo engano é um equívoco não intencional. Usar a expressão ledo engano é uma forma delicada de dizer que uma pessoa cometeu um engano.
A palavra “ledo” é uma palavra já em desuso na língua portuguesa, a única ocasião onde ela ainda aparece é na expressão ledo engano. A palavra ledo pode ser entendida como sinônimo de alegre, risonho, contente, feliz, e sendo assim, o ledo engano é um engano alegre, um engano simpático, divertido, sem gravidade.
Utilizamos a expressão para se referir a uma pessoa que comete um erro mas não se dá conta da sua falha, ela não percebe o seu engano. Comete um ledo engano alguém que na maior das boas intenções realiza uma ação visando um bem e sentindo-se contente em realiza-la, contudo sua ação é um equívoco e ela não tem consciência disso.
Podemos dizer que quem comete um ledo engano, comete um engano por não ter malícia, por ser uma pessoa ingênua ou que desconhece o assunto ou atividade sobre o qual se equivocou. A falta de conhecimento sobre um assunto ou situação, uma visão demasiado simplória acerca de um tema ou a falta de espírito crítico podem levar alguém a cometer um ledo engano.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.