Leitura é o ato de ler algo. A leitura é um procedimento de compreensão e assimilação de alguma forma de informação. É o hábito que uma pessoa possui de ler constantemente.
É um substantivo feminino e tem origem no latim “lecture”, que significa “eleição, escolha, leitura”. A palavra “leitura” pode também ter sentido de colheita, ou seja, a leitura seria o ato de colher as palavras com os olhos.
Leitura é o entendimento feito através de códigos ou conjuntos de informações, que tem com suporte os livros, revistas, jornais e muitos outros meios de comunicação. A leitura é um ato pessoal e muitas vezes subjetivo, isto é, cada um pode ler e interpretar o que foi lido da forma que bem lhe convier.
A prática da leitura é demasiadamente importante para ampliar o desenvolvimento intelectual de uma pessoa, assim como o seu raciocínio crítico e a competência para a interpretação do que se lê.
Para realizar o ato da leitura é preciso que seja ativado alguns processos, como por exemplo, os processos neurológico e fisiológico.
O processo neurológico consiste na capacidade de compreensão do ser humano sobre a leitura, isso do ponto biológico, ou seja, o homem é capaz de fixar os olhos em um determinado ponto.
Já no ponto de vista fisiológico, a psicologia auxilia o conhecimento do processo mental, que é realizado durante o ato da leitura, isto é, a decodificação das letras, dos símbolos e das imagens que são associadas com a visualização do conjunto de letras ou das palavras.
A leitura foi perdendo muito espaço ao longo dos anos. Poucas pessoas gostam de ler ou fazem disso um prazer em suas vidas. Por esse motivo, é muito importante apresentar as crianças vários livros e ensiná-las desde a infância a magia do ato de leitura.
É de extrema importância mostrar aos pequenos a magia que existe na leitura, pois ela estimula a imaginação, aumenta o conhecimento e enriquece o vocabulário.
Existem vários tipos de leitura. Ela pode ser realizada através das palavras, figuras, símbolos, mapas e muitas outras formas. Atualmente, as pessoas passam cada vez mais tempo em frente ao computador e acabam baixando livros, trabalhos e muitos outros artigos da internet, tornando a leitura online mais ativa do que os outros tipos de leitura.