Libertino é o que vive de acordo com os seus interesses e desejos, sem se preocupar com as regras morais e os costumes tradicionais.
O significado de libertino refere-se ao sujeito que demonstra ser desprovido de senso moral ou desinteressado ao que se refere à moralidade. É uma pessoa que tem uma conduta despreocupada, uma atitude de independência e liberdade mas ao mesmo tempo uma atitude que pode ser julgada como depravação, devassidão ou licenciosidade.
Um libertino dará pouca importância a questões como trabalho, família ou religião, seus interesses estarão mais voltados a festas, jogos, danças, bebedeiras e muitas vezes picaretagem e contravenção.
No cinema, temos também o filme O Libertino, que conta a história de John Wilmot, famoso boêmio da corte inglesa do século XVII, personagem que é interpretado por Johnny Depp.
Podemos dizer que um libertino é uma pessoa livre, mas nem todos os que podemos chamar de livres são libertinos. O libertino é livre por que está desprendido de conceitos morais, das amarras legais, das diretrizes do bom senso.
Um homem livre pode fazer o que quiser desde que não desobedeça a lei. Tem independência e pode ir e vir onde bem entender conforme a necessidade ou o desejo.
Já o libertino não se deixa prender por nada. Não há nada que determine ao libertino o que e como ele deve fazer, ele age de acordo com a sua vontade e os seus interesses, ignorando o que as autoridades e os cidadãos pensam a respeito do seu comportamento.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.