Liderança é uma palavra que designa a capacidade de alguns indivíduos de aglutinar pessoas em torno de um objetivo comum. A liderança é uma qualidade muito valorizada em nossa sociedade onde cada vez mais exige-se que grupos se organizem em prol de um causa ou em busca de resultados.
Contudo, apesar de liderança ser uma qualidade e uma função que encontra demanda na sociedade como um todo, é sobretudo no meio empresarial que ela é mais valorizada, estudada e incentivada. E assim sendo, a maioria dos conceitos e textos que encontramos sobre liderança, estão de uma forma ou de outra ligados às teorias da área de Administração de Empresas.
Assim, sob uma perspectiva empresarial, podemos encontrar diversas definições de liderança, que nos ajudam a compreender o seu significado também em uma âmbito mais geral.
Liderança então pode ser entendida como a capacidade de fazer com que os colaboradores de uma empresa desempenhem suas funções, sentindo-se conectados com a empresa em que trabalham e fazendo com que esses trabalhem não como se estivessem simplesmente sendo pagos para realizar uma tarefa, mas dedicando-se a sua função como se a empresa fosse sua e estivesse sob sua responsabilidade.
Com isso temos que uma boa liderança é aquela que mobiliza um grupo de pessoas de modo que esses compartilhem das mesmas aspirações almejando um destino comum. É fazer com que um grupo de pessoas formem uma equipe, onde todos contribuem com o seu melhor e buscam suprir as deficiências uns dos outros em prol de um mesmo objetivo.
A função de um líder então é a de manter o grupo conectado usando para isso sua inteligência, persuasão, comprometimento, humildade, simpatia, entre outras ferramentas, mantendo seus membros juntos e interessados no que fazem e nos resultados que pretendem atingir. E para isso a liderança precisa saber acima de tudo motivar os integrantes de uma equipe, mantê-los motivados sempre.
Ao longo dos anos estudos acerca da liderança foram encontrando e classificando os diferentes tipos de líderes. E neste sentido, podemos destacar numa visão mais clássica, três tipos distintos de liderança, que são a autocrática, democrática e a liberal.
Liderança Autocrática: é aquele tipo de liderança autoritária, ditatorial, onde impõe-se ao grupo aquilo que se quer, o líder apenas dá ordens e espera que elas sejam cumpridas. Desejos, pensamentos e aspirações do grupo não são levados em conta.
Liderança Democrática: neste tipo de liderança o líder incentiva a participação de todos, todos são ouvidos e todos são importantes para além de sua função. Aqui o líder procura manter todos em igualdade e as decisões são tomadas a partir da vontade da maioria, nada é imposto.
Liderança Liberal: É quase que uma não liderança. Aqui todos estão livres para tomar as suas decisões e fazer o seu trabalho como bem entender. A função do líder se limita a delegar as funções e aguardar os resultados.
A liderança também pode ser classificada em liderança formal e informal. Quando uma pessoa naturalmente apresenta característica de líder, quando um indivíduo por força de seu caráter se destaca de um grupo e passa a ser aceito por esse como um líder dizemos que essa é uma liderança informal.
Contudo, se um líder é colocado nessa função por força de sua posição na empresa, se ele exerce a liderança como um cargo, então dizemos que essa é uma liderança formal.
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