Logística é um substantivo feminino que tem origem na palavra grega logos, que significa palavra, verbo ou razão).
Porém, logística também tem origem na palavra francesa logistique, que significa planejamento e realização de vários projetos – conceito este que trata da área militar, do armazenamento, distribuição e manutenção de materiais, tais como as armas.
O que é Logística?
Somente mais tarde o significado de Logística passou a ser o que é hoje, onde aborda a gestão, produção e distribuição de mercadorias na área de administração de empresas.
A logística possui um conjunto de ações que precisam ser efetuadas para que o produto alcance o consumidor, ou seja, a logística trata desde a obtenção da matéria-prima para criar o produto até a sua futura distribuição.
O curso de logística irá aplicar o conhecimento voltado ao estudo e análise das melhores soluções para transportar, armazenar, fabricar e distribuir as mercadorias – sempre observando a qualidade, custo e tempo.
Algumas das atividades que fazem parte da logística, portanto, podem ser destacadas:
- Processamento de pedidos de compra,
- Armazenamento e controle de estoque,
- Definição da embalagem, e
- Melhores formas de transporte para as mercadorias.
O gerenciamento logístico faz parte da gestão da cadeira de suprimentos, onde há o planejamento, implementação e controle dos fluxos (diretos e reversos), além do armazenamento dos produtos e serviços, bem como as informações pertinentes entre o ponto de origem e o ponto de consumo.
Logística também é um termo visto como parte da álgebra e lógica matemática.
Na área da Filosofia, a palavra logística é utilizada para referir-se à a lógica formal, sendo que esta é o contrário da lógica tradicional defendida por Aristóteles.
Logística Reversa
A logística reversa (LR) é uma ramificação da logística que aborda o processo contrário da logística em si. Isso quer dizer que a logística reversa faz o transporte de determinado produto do ponto de consumo para o local em que foi produzido.
A logística reversa é muito utilizada no reaproveitamento de resíduos sólidos, como é o caso do recolhimento do lixo reciclável (exemplo das garrafas plásticas) que diminui o impacto ambiental e diminui também os gastos com produção de mercadorias.
Outro exemplo é o trabalho dos Correios em encaminhar documentos e mercadorias como devolução, como é o caso de um aparelho eletrônico estar com defeito e ser necessário encaminhar para a fabricante novamente.
Logística Integrada
Logística integrada pode ser definida como a integração dos processos de logística de uma organização, de modo que a eficiência seja aumentada, assim como seus resultados melhorados.
Entende-se como processos de logística:
- Abastecimento,
- Distribuição,
- Produção, e
- Logística reversa.
A logística integrada tem como necessidade tratar dos custos de armazenamento dos materiais que serão utilizados para produzir o produto.
Vê-se a logística como um aspecto muito importante, especialmente na gestão eficiente, já que atualmente há maior exigência por parte dos consumidores.
A logística integrada, desse modo, é fundamental para qualquer organização.
Logística empresarial
A logística empresarial está presente em organizações de diferentes tipos e segmentos, possuindo diversas atribuições.
A logística empresarial cresceu consideravelmente graças à busca frequente por parte das empresas em garantir maior qualidade aos seus produtos e serviços.
Para que isso aconteça, a logística é altamente necessária, pois é ela que administra os recursos financeiros e os materiais, faz o planejamento da produção, do armazenamento, do transporte e da distribuição destes mesmos materiais.