A logomarca é um dos métodos fundamentais de divulgação e é também conhecida como logo. A divulgação e o marketing são a “alma” de uma empresa, pois é essencial que o público a conheça.
O logo é uma representação gráfica que traduz o nome de uma empresa ou uma marca específica, com o objetivo de criar uma fácil associação entre essa representação gráfica e o próprio negócio, ou seja, tem o objetivo de criar uma identidade visual e se fazer conhecida a partir dela, fixando na mente das pessoas a mensagem principal da mesma.
No mundo empresarial, o significado de logo é basicamente a capacidade de sobreviver e expandir, já que sem isso, será impossível para uma empresa prosperar. Toda empresa que deseja evoluir precisa entender esses conceitos.
O objetivo das logomarcas é gerar uma definição da marca no tempo e espaço. Para isso, é necessário que a marca tenha fácil memorização, sempre atual e seja capaz de causar certos sentimentos positivos no público.
Esse logo precisa chamar atenção, seja por suas cores, formas e grafismo, de forma que se estabeleça com força na visão e mente do cliente.
Sempre houve uma extensa discussão sobre a utilização de logomarca ou logotipo. Alguns especialistas de marketing determinam que as palavras são sinônimas, apesar de terem outros que afirmam serem conceitos distintos e mesmo que o termo “logomarca” deveria deixar de existir. Essas pessoas afirmam que a palavra logomarca é um termo sem sentido, apesar de constar no dicionário.
Os significados desses termos têm vários pontos de vista. Outra visão infere que o logotipo é a forma escrita padronizada da empresa ou marca, enquanto a logomarca é a junção disso com o símbolo que foi determinado para representar a corporação. Segundo essas pessoas, essa é a diferença básica entre os dois termos e por esse motivo, ambos devem continuar a existir.
Como já dito, o objetivo de uma logomarca é causar determinadas sensações em seu público e que a escolha de cores é um dos fatores analisados para sua criação.
Isso acontece porque as cores podem instigar variadas emoções nas pessoas. Essas emoções variam de cor para cor, portanto, a escolha de cores da logomarca deve ser cuidadosamente escolhida.
Assim como as cores, as formas também podem transmitir determinadas sensações. O círculo e quadrado, por exemplo, indica evolução, tranquilidade e movimento. Já o triângulo indica leveza, inteligência, divindade e espiritualidade.
Para criar uma boa logomarca, todos os fatores acima devem ser usados cuidadosamente. Existem sites que disponibilizam serviços para criação de logomarcas, além de profissionais especializados na criação das mesmas.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.