logomarca é um dos métodos fundamentais de divulgação e é também conhecida como logo. A divulgação e o marketing são a “alma” de uma empresa, pois é essencial que o público a conheça.

O logo é uma representação gráfica que traduz o nome de uma empresa ou uma marca específica, com o objetivo de criar uma fácil associação entre essa representação gráfica e o próprio negócio, ou seja, tem o objetivo de criar uma identidade visual e se fazer conhecida a partir dela, fixando na mente das pessoas a mensagem principal da mesma.

No mundo empresarial, o significado de logo é basicamente a capacidade de sobreviver e expandir, já que sem isso, será impossível para uma empresa prosperar. Toda empresa que deseja evoluir precisa entender esses conceitos.

O objetivo das logomarcas é gerar uma definição da marca no tempo e espaço. Para isso, é necessário que a marca tenha fácil memorização, sempre atual e seja capaz de causar certos sentimentos positivos no público.

Esse logo precisa chamar atenção, seja por suas cores, formas e grafismo, de forma que se estabeleça com força na visão e mente do cliente.

Logomarca x Logotipo

Sempre houve uma extensa discussão sobre a utilização de logomarca ou logotipo. Alguns especialistas de marketing determinam que as palavras são sinônimas, apesar de terem outros que afirmam serem conceitos distintos e mesmo que o termo “logomarca” deveria deixar de existir. Essas pessoas afirmam que a palavra logomarca é um termo sem sentido, apesar de constar no dicionário.

Os significados desses termos têm vários pontos de vista. Outra visão infere que o logotipo é a forma escrita padronizada da empresa ou marca, enquanto a logomarca é a junção disso com o símbolo que foi determinado para representar a corporação. Segundo essas pessoas, essa é a diferença básica entre os dois termos e por esse motivo, ambos devem continuar a existir.

Significado das cores

Como já dito, o objetivo de uma logomarca é causar determinadas sensações em seu público e que a escolha de cores é um dos fatores analisados para sua criação.

Isso acontece porque as cores podem instigar variadas emoções nas pessoas. Essas emoções variam de cor para cor, portanto, a escolha de cores da logomarca deve ser cuidadosamente escolhida.

  • Vermelho é a cor da impulsividade, paixão, força, alegria, amor, etc.
  • Laranja remete à comunicação e ação.
  • Amarelo é uma cor associada à inteligência e juventude.
  • Verde representa tranquilidade, fertilidade, vida, etc.
  • Azul é a racionalidade e espiritualidade.
  • Violeta demonstra lealdade e força.
  • Marrom é riqueza e densidade.
  • Preto é nobreza, distinção e elegância.
  • Branco representa a sabedoria, verdade e pureza.

Significado das formas

Assim como as cores, as formas também podem transmitir determinadas sensações. O círculo e quadrado, por exemplo, indica evolução, tranquilidade e movimento. Já o triângulo indica leveza, inteligência, divindade e espiritualidade.

Criação

Para criar uma boa logomarca, todos os fatores acima devem ser usados cuidadosamente. Existem sites que disponibilizam serviços para criação de logomarcas, além de profissionais especializados na criação das mesmas.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

5 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

5 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

5 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

5 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

5 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

5 anos

Este site utiliza cookies.