Logradouro é uma palavra que é usada para designar tudo aquilo que possa ser logrado, desfrutado ou usufruído por alguém, como um endereço de espaço privado ou público. Portanto, em termos simples, logradouro é o que chamamos de rua.
Quem estuda Arquitetura e Urbanismo pensa em logradouro como um espaço comunitário – obviamente reconhecido pela Administração Pública dos municípios, estados ou federações. Praças, jardins, ruas, avenidas, parques, calçadões, vielas e becos são todos logradouros, cujo propósito é ceder espaço e estão destinados para o uso diário dos cidadãos daquele local e seus veículos.
Tentando explicar de maneira simples, logradouro é um lugar que seja compartilhado, usufruído e utilizado por várias pessoas. Esse local pode ter origem privada (como, por exemplo, um condomínio, que somente pessoas que compraram o direito de estar nessa área podem lá ficar) ou origem pública, como um lago, parque ou rua, com acesso disponível para todos.
Outro sentido para a palavra logradouro pode ser para a descrição de um terreno adjunto cuja função seja oferecer uma pública pastagem para gado ou uma habitação para serventia.
Logradouro e Correiros.
O termo Logradouro também é utilizado pelosCorreios para designar um tipo de local. Basicamente, o “endereço” propriamente dito pelos Correios é composto por “logradouro” + nome oficial do local.
O Correio utiliza um sistema de buscas através de Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) que compreende os seguintes logradouros:
- Aeroporto;
- Alameda;
- Área;
- Avenida;
- Campo;
- Chácara;
- Colônia;
- Condomínio;
- Conjunto;
- Distrito;
- Esplanada;
- Estação;
- Estrada;
- Favela;
- Fazenda;
- Feira;
- Jardim;
- Ladeira;
- Lago;
- Lagoa;
- Largo;
- Loteamento;
- Morro;
- Núcleo;
- Parque;
- Passarela;
- Pátio;
- Praça;
- Quadra;
- Recanto;
- Residencial;
- Rodovia;
- Rua;
- Setor;
- Sítio;
- Travessa;
- Trecho;
- Trevo;
- Vale;
- Vereda;
- Via;
- Viaduto;
- Viela;
- Vila.
Dessa forma, os Correios utilizam da fórmula “tipo de logradouro” + “nome” para estabelecer todos os CEPs do país.
Por exemplo, imagine o endereço Avenida Brasil, nº 124567. Nesse caso, o endereço é composto pelo logradouro “Avenida” e o nome “Brasil”, identificando sobre qual avenida nós estamos nos referindo.
É como um sistema de catálogos, onde o endereço estivesse dizendo:
“Essa carta é para ir até a avenida que se chama Brasil e chegar à casa de número 124567“.
Por isso, é muito importante que a lista dos Correios possa identificar todos os tipos de logradouros existentes no país atualmente.
Portanto, caso ainda não tenha ficado claro, logradouro pode ser entendido como um “tipo de lugar para uso público ou privado“.
Logradouro Público
Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de logradouros: os públicos e os privados. O privado se caracteriza por uma área que seja privada. Um condomínio, por exemplo, que é uma área compartilhada por algumas pessoas, mas cujo acesso é restrito e privado.
Já logradouros públicos são áreas comuns compartilhadas por qualquer pessoa, como uma rua, um parque ou qualquer área livre.