Madrinha é um substantivo feminino, mas também pode ser um verbo – dependendo do contexto. O termo tem origem na palavra latina mater, que significa mãe.
O significado de Madrinha é de uma pessoa do sexo feminino que, por meio de um acordo ou cerimônia religiosa – chamado também de ritual do apadrinhamento – se compromete a cuidar, ajudar e proteger algo ou alguém (este alguém é chamado de afilhado – pessoa que é apadrinhada).
Pelo significado do termo mater, do latim, entende-se que a madrinha é vista como a segunda mãe da criança.
Madrinha é o feminino de padrinho. No Brasil, madrinha pode ganhar um apelido (ou melhor, a forma diminutiva de madrinha): dinda.
No Brasil, há a tradição da cerimônia de batismo – da religião católica – que consagra a criança à fé católica, sendo que a criança deve estar acompanhada de uma madrinha (chamada de madrinha de batismo) e padrinho. Ambos são pessoas próximas da família, podendo ser amigos ou parentes.
O padrinho e a madrinha estarão comprometidos a ajudar a criança e protege-la se for necessário. Os padrinhos também têm o costume de presentear a criança em seu aniversário e em outras datas comemorativas.
Além da madrinha de batismo, outro ritual do catolicismo também conta com uma madrinha: a madrinha de crisma, ou também denominada de madrinha de consagração.
Na área jurídica, o termo madrinha também está presente. A madrinha civil é aquela que, através do apadrinhamento civil, decide ajudar um menor de idade sem vir a adotá-lo. Isso quer dizer que a madrinha civil não possui responsabilidade de adotar a criança, mas se compromete a sustenta-la e auxiliá-la no que precisar.
Para a sociedade, a palavra madrinha também pode ser usada para se referir a uma mulher que protege, beneficia e ajuda uma pessoa, também podendo-a inserir dentro de uma organização ou instituição, por exemplo.
Fada-madrinha também é uma imagem de contos de fadas muito popular – sendo um ser mágico que possui poderes e atributos para ajudar a princesa, especialmente realizando seus desejos. A fada-madrinha está presente nas histórias da Cinderela e da A Bela Adormecida.
A madrinha de casamento é a mulher escolhida pela noiva para que seja sua acompanhante e testemunha do ato matrimonial.
A madrinha de casamento pode estar presente tanto no casamento civil (chamadas de testemunhas) ou nos casamentos dentro da religião católica.
O noivo e a noiva podem optar por amigos e parentes como madrinhas e padrinhos de casamento. Os escolhidos ficam junto aos noivos durante a cerimônia, testemunhando o ato.
As madrinhas de casamento também podem possuir a tarefa de auxiliar as atividades e preparativos que antecedem o grande momento da noiva. As madrinhas de casamento ajudarão a noiva a escolher o vestido e nos preparativos para a festa e da cerimônia. E claro, elas darão presentes, qualquer suporte que for necessário e apoio emocional nesse momento especial.
Na língua inglesa, uma madrinha de casamento solteira é chamada de maid of honor, enquanto que uma madrinha de casamento casada é chamada de matron of honor.
Já um grupo de damas de honra é conhecido como bridesmaids.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.