Mangá é o termo utilizado para nomear as Histórias em Quadrinhos japonesas, também conhecidas como HQs.
A própria palavra tem origem etimológica na língua japonesa e faz referência à expressão “desenhos involuntários”, sendo este o significado de mangá.
A origem dos mangás remonta a técnicas desenvolvidas no século XIX, quando o artista Katsuhika Hokusai produziu a primeira sequência de desenhos com este estilo, nomeada “Hokusai Mangá”.
Os desenhos de Hokusai, em geral, eram caricaturas ou referências à cultura japonesa. Desde então, os HQs japoneses com este estilo são denominados mangás.
Uma das características dos mangás é que são lidos da direita para a esquerda. Isso ocorre em decorrência de ser uma produção da cultura japonesa, na qual o sistema de leitura é feito dessa maneira.
Um dos grandes mangakás, ou seja, desenhista de mangá, é Osamu Tesuka, falecido em 1989.
Apesar de não ser o criador deste estilo de história em quadrinho, é considerado o “pai do mangá moderno” em decorrência de muito ter contribuído para sua popularização.
É característica do Mangá de Tesuka o traço claro, a simplicidade, o humor e, principalmente o enquadramento fotográfico, que agrega impacto emocional aos desenhos. Para alguns especialistas, fica evidente em sua produção a influência ocidental de cartuns e quadrinhos da Disney.
A relação com a Disney não para por aí, pois suas produções foram tomadas como referência para a concepção de produção utilizada no filme “Rei Leão”.
No mundo dos mangás, a influência de Tesuka é enorme dentro e fora do Japão, assim como sua produção. São mais de 700 mangás, chegando a cerca de 150.000 páginas, sendo a maior parte de sua produção restrita a língua japonesa.
No Brasil, a primeira história no formato mangá foi lançada em 1988, mas se popularizou com o lançamento de Dragon Ball, em 2000.
O interesse nesse tipo de produção cresceu primeiramente entre aqueles que já consumiam a cultura anime, chegada ao Brasil nos idos dos anos 60. No geral, as produções de anime e mangá interessam a um mesmo público.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.