Mão-morta era uma expressão usada durante a Idade Média para designar o pagamento de uma tarifa por parte dos servos para que pudessem continuar servindo a uma família feudal, caso o patriarca viesse a falecer.
Essa tarifa era obrigatória para que os vassalos pudessem continuar a usar não só as terras, como também receber a proteção militar que o feudo proporcionava.
Os servos, durante esse período, tinham que cumprir uma lista de obrigações feudais. Além da mão-morta, ainda deveriam pagar vários outros impostos se quisessem continuar a viver nas terras dos seus senhores.
Dentre essas obrigações feudais podemos destacar:
Fica claro o grau absurdo de exploração sobre os servos, que trabalhavam de sol a sol e mesmo assim não recebiam praticamente nada pelo árduo trabalho realizado nessas terras.
Sobreviviam do mínimo que sobrava, praticamente só para se alimentarem. Quem saia no lucro, de fato, eram os senhores feudais.
Mão-morta ainda é o nome de uma banda de rock portuguesa que carrega diversas denominações, tais como pós-punk, Death rock, Noise rock, Avant-garde rock e Rock alternativo.
A banda foi criada na cidade de Braga em 1984 e ainda continua ativa no mercado, sendo que o grupo já ganhou diversos prêmios e conta com uma longa carreira com mais de 15 álbuns e dois DVDs. Ela é bastante conhecida principalmente no continente europeu.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.