Market Share é uma expressão de origem inglesa, porém ela também é muito usada no Brasil e seu significado em português pode ser quota de mercado, fatia de mercado ou porção do mercado. Trocando em miúdos, Market Share é a porcentagem que uma empresa tem sobre certo mercado.

A seguinte situação ilustra o significado de Market Share: imagine que uma companhia X venda 10 mil caixas de um produto e o número total de vendas desse produto em todo o mercado seja de 100 mil caixas. Para calcular o Market Share dessa empresa basta fazer a razão entre suas vendas e as vendas totais no mercado – assim, sabe-se que o Market Share da empresa X sobre desse mercado é de 10%.

O Market Share é um conceito muito importante tanto para as empresas que sempre buscam investigar se estão tendo crescimento dentro do mercado quanto para os investidores que acompanham as oscilações dessas porções. O Market Share também é usado para verificar se um produto está tendo crescimento de vendas no mercado, procurar nichos individualizados e tendências, com a finalidade de personalizar o produto para determinado tipo e cliente.

Além disso, o Market Share também é responsável pelo crescimento elevado do valor de um produto. Isso acontece quando o produto está tendo grande procura ou se torna mais importante para os consumidores. A exemplo desse fenômeno podemos citar o aumento dos preços de repelentes de mosquitos, quando foi confirmado em 2015, que os casos de Zika Vírus podiam estar relacionados ao nascimento de bebês com microcefalia. 

Market Share – Setor de Telefonia

No setor de Telefonia Celular o Market Share das empresas desse mercado em novembro de 2015 tinha a seguinte distribuição: Vivo – 29,49%, Tim – 25,70%, Claro – 24,99%, Oi – 18,25% e o de todas as outras operadoras somadas chegava apenas a 1.57%.

Market Share – Sistema operacional Android

Atualmente, os smartphones que utilizam o sistema operacional Android são um grande exemplo de uma empresa que domina a maioria de um mercado.

O Market Share do Android vem crescendo desde 2010 quando a popularização desses aparelhos começou. Em 2015 o crescimento foi de 82.8%, enquanto o IOS, sistema operacional dos aparelhos Apple, teve um Market Share de 13.9% e todas as outras marcas juntas como o Black Berry e o Windows Phone somaram apenas 3.3% das vendas.

Market Share – Cervejas 2014

Já no setor de cervejarias, o Market Share das empresas era: A AmBev, que produz marcas como Brahma e Skol, obteve 68,57%, a Cervejaria Petrópolis que produz a Itaipava e Crystal ficou em 10.81%, a Schincariol, dona da Nova Schin e Devassa 10.63% e a Heineken que produz a Kaiser, Sol e Heineken obteve 8.57%.

Nesse mercado também é importante destacar o crescimento de cervejarias artesanais, assim como a procura de cervejas sem álcool devido a Lei Seca que já está em vigor há alguns anos.

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

5 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

5 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

5 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

5 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

5 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

5 anos

Este site utiliza cookies.