Market Share é uma expressão de origem inglesa, porém ela também é muito usada no Brasil e seu significado em português pode ser quota de mercado, fatia de mercado ou porção do mercado. Trocando em miúdos, Market Share é a porcentagem que uma empresa tem sobre certo mercado.
A seguinte situação ilustra o significado de Market Share: imagine que uma companhia X venda 10 mil caixas de um produto e o número total de vendas desse produto em todo o mercado seja de 100 mil caixas. Para calcular o Market Share dessa empresa basta fazer a razão entre suas vendas e as vendas totais no mercado – assim, sabe-se que o Market Share da empresa X sobre desse mercado é de 10%.
O Market Share é um conceito muito importante tanto para as empresas que sempre buscam investigar se estão tendo crescimento dentro do mercado quanto para os investidores que acompanham as oscilações dessas porções. O Market Share também é usado para verificar se um produto está tendo crescimento de vendas no mercado, procurar nichos individualizados e tendências, com a finalidade de personalizar o produto para determinado tipo e cliente.
Além disso, o Market Share também é responsável pelo crescimento elevado do valor de um produto. Isso acontece quando o produto está tendo grande procura ou se torna mais importante para os consumidores. A exemplo desse fenômeno podemos citar o aumento dos preços de repelentes de mosquitos, quando foi confirmado em 2015, que os casos de Zika Vírus podiam estar relacionados ao nascimento de bebês com microcefalia.
No setor de Telefonia Celular o Market Share das empresas desse mercado em novembro de 2015 tinha a seguinte distribuição: Vivo – 29,49%, Tim – 25,70%, Claro – 24,99%, Oi – 18,25% e o de todas as outras operadoras somadas chegava apenas a 1.57%.
Atualmente, os smartphones que utilizam o sistema operacional Android são um grande exemplo de uma empresa que domina a maioria de um mercado.
O Market Share do Android vem crescendo desde 2010 quando a popularização desses aparelhos começou. Em 2015 o crescimento foi de 82.8%, enquanto o IOS, sistema operacional dos aparelhos Apple, teve um Market Share de 13.9% e todas as outras marcas juntas como o Black Berry e o Windows Phone somaram apenas 3.3% das vendas.
Já no setor de cervejarias, o Market Share das empresas era: A AmBev, que produz marcas como Brahma e Skol, obteve 68,57%, a Cervejaria Petrópolis que produz a Itaipava e Crystal ficou em 10.81%, a Schincariol, dona da Nova Schin e Devassa 10.63% e a Heineken que produz a Kaiser, Sol e Heineken obteve 8.57%.
Nesse mercado também é importante destacar o crescimento de cervejarias artesanais, assim como a procura de cervejas sem álcool devido a Lei Seca que já está em vigor há alguns anos.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.