Marketing é uma palavra que refere-se a uma série de técnicas, métodos e atividades que possibilitam a uma empresa ou profissional identificar qual é o seu mercado e quais são as demandas desse mercado, com o fim de atende-lo da melhor forma possível criando estratégias em relação aos seus produtos, seu preço, distribuição e comunicação.
O termo marketing tem origem no inglês, na palavra market, que quer dizer mercado, e nesse sentido podemos também entender marketing como um conjunto de estratégias que visam fazer com que um empreendimento seja visto e bem visto no mercado. O objetivo do marketing é fazer com que um produto seja visto e desejado pelo maior número de pessoas possível dentro de um determinado nicho de mercado.
O profissional de marketing é aquele que irá buscar oportunidades de negócios, fazer análises do comportamento dos consumidores, estudar o melhor desenho para os produtos, identificar as melhores formas de promover e distribuir mercadorias e serviços.
O marketing é um conceito amplo e que ao longo da história se transformou e se ramificou, assim podemos encontrar por exemplo o marketing pessoal, aquele voltado diretamente ao profissional individualmente; o marketing digital e o marketing viral, tipos de marketing que são aplicados na internet e especialmente nas redes sociais; o marketing 3.0, um novo conceito que tenta fazer do marketing algo mais humano preocupando-se com as pessoas e com um mundo melhor e etc.
Contudo, para que possamos entender melhor o que é e para que serve o marketing é interessante prestarmos atenção em cada uma de suas cinco funções básicas.
Funções do Marketing
Diferentes autores classificam as funções do marketing de diferentes maneiras. Contudo, para uma compreensão do significado do termo a classificação a seguir é bastante elucidativa.
Analise, identificação e busca de oportunidades de negócios – Podemos dizer que a primeira função do marketing é analisar, identificar e buscar oportunidades de negócios no mercado. Essa função é como uma busca, onde a meta é encontrar através de uma investigação meticulosa do mercado quais são as oportunidades existentes, bem como quais são as tendências do mercado.
Análise do consumidor – Na sequência identificamos como segunda função do marketing a análise dos consumidores, o que significa dizer a análise de quais são as necessidades, hábitos de consumo, desejos, comportamentos quantitativos e qualitativos de compra, preferências, gostos, costumes e atitudes dos consumidores.
Analisando os consumidores a empresa tem um conhecimento mais amplo sobre o mercado e com isso desenha estratégias voltadas diretamente para eles satisfazendo os seus anseios e maximizando seu potencial de vendas.
Essa análise dos consumidores executa-se periodicamente em ações coordenadas da equipe de marketing e ao mesmo tempo é uma atitude permanente, em que o empreendedor e sua equipe devem sempre estar atentos aos comportamentos das pessoas em seus pontos de vendas, conversando com os clientes e buscando informação em publicações especializadas.
Analise de competitividade – O marketing também ajuda a empresa com a função de analisar a competitividade do negócio. Analisando todos os pontos que favorecem e desfavorecem o empreendimento diante da concorrência. E neste sentido, realizam-se estudos sobre a localização da empresa, o público alvo, sua participação no mercado, recursos, estratégias, pontos fortes e pontos fracos em geral.
Ao analisar a sua competitividade a empresa adquiri um autoconhecimento que permitirá sanar as suas dificuldades com inteligência e reforçar os seus pontos fortes tornando-se mais preparada para enfrentar a concorrência.
Assim como a análise dos consumidores essa função é feita em ações periódicas profundas e detalhadas e ao mesmo tempo precisa ser uma prática constante e ininterrupta.
Estudo estratégico – Em quarto lugar, podemos assinalar como função do marketing desenhar as estratégias que tornaram a empresa atraente no marcado. Aqui haverá uma formulação, seleção e avaliação das estratégias de marketing que permitirão fazer com que os desejos, gostos, necessidades e preferências dos consumidores sejam atendidas de forma objetiva e competitiva.
Implementar, avaliar e controlar as estratégias – E finalmente temos como função do marketing a implementação, avaliação e controle das estratégias. Essa função consiste em pôr em prática todo o conhecimento acumulado a partir das demais funções, estabelecendo as etapas, os recursos, os prazos e as metas para as estratégias adotadas.
Além da implementação temos aqui o controle, que assegura que as estratégias estão sendo devidamente implementadas, de acordo com o que foi acordado e estabelecido previamente. Aqui também existe a preocupação com o desempenho de cada indivíduo e da equipe em seu trabalho.
E ainda temos a função de avaliação. Nela estuda-se os resultados obtidos e verifica-se se estes estão de acordo com as metas propostas, e quando a resposta for negativa, empreende-se as correções necessárias para que tudo corra como o planejado ou passa-se a adotar estratégias diferenciadas.