Marketing é uma palavra que refere-se a uma série de técnicas, métodos e atividades que possibilitam a uma empresa ou profissional identificar qual é o seu mercado e quais são as demandas desse mercado, com o fim de atende-lo da melhor forma possível criando estratégias em relação aos seus produtos, seu preço, distribuição e comunicação.
O termo marketing tem origem no inglês, na palavra market, que quer dizer mercado, e nesse sentido podemos também entender marketing como um conjunto de estratégias que visam fazer com que um empreendimento seja visto e bem visto no mercado. O objetivo do marketing é fazer com que um produto seja visto e desejado pelo maior número de pessoas possível dentro de um determinado nicho de mercado.
O profissional de marketing é aquele que irá buscar oportunidades de negócios, fazer análises do comportamento dos consumidores, estudar o melhor desenho para os produtos, identificar as melhores formas de promover e distribuir mercadorias e serviços.
O marketing é um conceito amplo e que ao longo da história se transformou e se ramificou, assim podemos encontrar por exemplo o marketing pessoal, aquele voltado diretamente ao profissional individualmente; o marketing digital e o marketing viral, tipos de marketing que são aplicados na internet e especialmente nas redes sociais; o marketing 3.0, um novo conceito que tenta fazer do marketing algo mais humano preocupando-se com as pessoas e com um mundo melhor e etc.
Contudo, para que possamos entender melhor o que é e para que serve o marketing é interessante prestarmos atenção em cada uma de suas cinco funções básicas.
Diferentes autores classificam as funções do marketing de diferentes maneiras. Contudo, para uma compreensão do significado do termo a classificação a seguir é bastante elucidativa.
Analise, identificação e busca de oportunidades de negócios – Podemos dizer que a primeira função do marketing é analisar, identificar e buscar oportunidades de negócios no mercado. Essa função é como uma busca, onde a meta é encontrar através de uma investigação meticulosa do mercado quais são as oportunidades existentes, bem como quais são as tendências do mercado.
Análise do consumidor – Na sequência identificamos como segunda função do marketing a análise dos consumidores, o que significa dizer a análise de quais são as necessidades, hábitos de consumo, desejos, comportamentos quantitativos e qualitativos de compra, preferências, gostos, costumes e atitudes dos consumidores.
Analisando os consumidores a empresa tem um conhecimento mais amplo sobre o mercado e com isso desenha estratégias voltadas diretamente para eles satisfazendo os seus anseios e maximizando seu potencial de vendas.
Essa análise dos consumidores executa-se periodicamente em ações coordenadas da equipe de marketing e ao mesmo tempo é uma atitude permanente, em que o empreendedor e sua equipe devem sempre estar atentos aos comportamentos das pessoas em seus pontos de vendas, conversando com os clientes e buscando informação em publicações especializadas.
Analise de competitividade – O marketing também ajuda a empresa com a função de analisar a competitividade do negócio. Analisando todos os pontos que favorecem e desfavorecem o empreendimento diante da concorrência. E neste sentido, realizam-se estudos sobre a localização da empresa, o público alvo, sua participação no mercado, recursos, estratégias, pontos fortes e pontos fracos em geral.
Ao analisar a sua competitividade a empresa adquiri um autoconhecimento que permitirá sanar as suas dificuldades com inteligência e reforçar os seus pontos fortes tornando-se mais preparada para enfrentar a concorrência.
Assim como a análise dos consumidores essa função é feita em ações periódicas profundas e detalhadas e ao mesmo tempo precisa ser uma prática constante e ininterrupta.
Estudo estratégico – Em quarto lugar, podemos assinalar como função do marketing desenhar as estratégias que tornaram a empresa atraente no marcado. Aqui haverá uma formulação, seleção e avaliação das estratégias de marketing que permitirão fazer com que os desejos, gostos, necessidades e preferências dos consumidores sejam atendidas de forma objetiva e competitiva.
Implementar, avaliar e controlar as estratégias – E finalmente temos como função do marketing a implementação, avaliação e controle das estratégias. Essa função consiste em pôr em prática todo o conhecimento acumulado a partir das demais funções, estabelecendo as etapas, os recursos, os prazos e as metas para as estratégias adotadas.
Além da implementação temos aqui o controle, que assegura que as estratégias estão sendo devidamente implementadas, de acordo com o que foi acordado e estabelecido previamente. Aqui também existe a preocupação com o desempenho de cada indivíduo e da equipe em seu trabalho.
E ainda temos a função de avaliação. Nela estuda-se os resultados obtidos e verifica-se se estes estão de acordo com as metas propostas, e quando a resposta for negativa, empreende-se as correções necessárias para que tudo corra como o planejado ou passa-se a adotar estratégias diferenciadas.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.