MC refere-se ao acrônimo da expressão “Mestre de Cerimônias”, que deve ser pronunciado da seguinte forma /emi ci/. MC é usado para nomear um artista que trabalha no ramo musical ou pode ser utilizado para designar o apresentador de um evento.
A história do seu surgimento
Esse termo surgiu nos bailes da Jamaica por volta dos anos de 1950. Naquele tempo, existia a abreviação SKA, termo utilizado para designar as pessoas que dançavam uma mistura de vários ritmos musicais como o jazz, ritmos caribenhos e blues.
Os deejays daquela época pegavam o microfone e começavam a dizer frases ou bordões que vinham à cabeça acompanhados pelos discos de vinil. As letras dos SKA daquela época, já estavam carregadas de denúncias sociais, sobre marginalização e indignação, por exemplo.
Essa cultura foi levada para todas as partes do mundo. Não havia locutores nas rádios de antigamente e isso acabou motivando a sua propagação.
Após essa disseminação é que o MC surgiu, primeiramente, nos EUA, com a função como é conhecida hoje em dia, cantores famosos de Hip Hop e de Rap sempre acompanhados de DJs.
O MC pode exercer duas atividades distintas. A primeira, como apresentador de um evento, que está ali para comandar e apresentar uma cerimônia ou um evento social, agindo como o anfitrião da festa. Sua função é entreter o público, expor sua opinião e comentar, se necessário, algum acontecimento.
Já na segunda função, ele é um artista. O MC pode ser um apoio aos DJs, que o ajudam na condução de um show, ou seja, enquanto um está passando o som o outro está interagindo com as pessoas. Em geral os MCs são cantores que compõem as próprias músicas, sendo que alguns usam a improvisação para “mandar” as suas letras, é o conhecido estilo livre, ou Freestyle.
Os MCs no Brasil
Esse movimento surgiu há muito tempo no Brasil, porém ganhou uma proporção gigantesca nos últimos anos, quando os MCs se tornaram mais populares. Eles surgiram como uma grande manifestação do hip hop, do rap e principalmente do funk. Geralmente, os cantores acrescentam esse acrônimo a seus nomes.
Conheça alguns MCs que fazem sucesso atualmente no Brasil e os seus estilos:
São Paulo:
- MC Daleste (foi assassinado durante um show em Campinas).
- MC Guimê (um dos primeiros a usar o termo ostentação).
- MC Gui (fez sucesso primeiro na internet para depois estourar nas paradas de sucesso).
- MC Pedrinho (o cantor mais novo – só tem 14 anos – canta funk ousadia).
- Mano Brown (rapper e vocalista dos Racionais MC’s).
- Mc Bin Laden (com seu jeito irreverente e sua dancinha conquistou todo mundo).
Rio de Janeiro:
- MC Pocahontas (cantora que ficou famosa com a música “Mulher no poder”);
- Valesca Popozuda (um dos maiores nomes do funk carioca);
- Mr. Catra (Famoso por sua voz rouca, também é um dos maiores nomes do funk carioca);
- MC Bola (Começo seu sucesso com o hit “Ela é top”);
- Menor do Chapa (é cantor revelação do funk carioca é também compositor).
Como ser um MC de funk
Para se transformar em um MC do funk é preciso seguir alguns passos como, por exemplo:
- Criar um nome que seja único e bastante criativo.
- Escolher o tipo de funk que irá cantar.
- Usar de criatividade para fazer vídeos e a internet para divulgá-los.
- Ter alguns dançarinos para apoiar e criar uma dança ousada.