Mentoring é uma palavra proveniente da língua inglesa.
O significado de Mentoring pode ser traduzido pelas palavras “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” e até mesmo “apadrinhamento”.
Mentoring é visto como uma ferramenta de desenvolvimento profissional, sendo que é realizado através de um mentor (também chamado de professor, conselheiro, guia, sábio ou mestre), que oferece conselhos, informações e auxílio a uma pessoa mais jovem, que não possui (ou possui pouca) experiência, um novato, que poderá crescer profissionalmente e se desenvolver graças ao auxílio do mentor.
Dessa forma, mentoring é a ação de treinar pessoas mais jovens, através das experiências e práticas adquiridas do mentor, para que o jovem se torne mais qualificado e apto para sua carreira.
O mentoring pode ser visto na área da Educação, quando algum aluno possui dificuldades de aprendizagem. Para auxiliá-lo, um mentor ou um tutor (que tanto pode ser o próprio professor ou outro aluno mais velho) irá orientá-lo e sanar seus problemas educacionais.
Quem possui responsabilidade de criar projetos de mentoring nas organizações é a área de Recursos Humanos. Esses projetos podem acontecer quando há substituição de funcionários, onde aquele que se ausentará pode transmitir seu conhecimento e ensinar o novo colaborador a cumprir seu papel com eficácia.
Atualmente, o mentoring é considerado como uma prática extremamente valiosa e popular dentro das empresas, pois estimula o desenvolvimento dos recursos humanos e traz incentivo aos colaboradores para que permaneçam na organização. É visto como uma alternativa mais eficaz do que outros tipos de treinamentos, já que o potencial já está disponível na organização (ou seja, os colaboradores mais experimentes).
Mentoring, portanto, está ligado com a produtividade e com a competitividade da organização para com o seu mercado.
Aquele que é mentor também sente grande motivação, pois entende que sua capacidade está sendo transmitida para um colega, deixando a organização e o funcionário com futuros prósperos.
Mentoring e Coaching são duas atividades que estão relacionadas, mas diferentes.
Enquanto que na prática de mentoring há uma instrução de um colaborador mais experimente para um mais novo (como em uma relação de mestre e discípulo), o coaching – embora trabalhe também com a ideia de “ensino” – tem como prática desenvolver um cliente ou colaborador em uma tarefa específica.
Isso quer dizer que coaching age diante de uma meta ou objetivo pré-estabelecido, sendo algo temporário. Sua característica é agir com atividades mais técnicas (que podem durar entre 3 a 6 meses), ao contrário do mentoring que parte do princípio de envolver e sensibilizar o mentor e o mentorado em um trabalho que pode durar muito tempo.
O coaching tem participação de profissionais “terceirizados” que são contratados para resolver uma situação que possui um prazo curto (isto é, uma solução emergencial). O coaching é realizado para profissionais mais experientes, normalmente executivos e gestores.
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