Merchandising é um termo originário do francês merchand, que tem o significado de comerciante ou negociante. Não existindo um termo apropriado em português para o significado de merchandising, podemos considerar o termo como “operação com mercadorias”.
Merchandising é um conceito estabelecido dentro da área de marketing, através do qual são aplicadas técnicas de planejamento e promoção de um produto no tempo e no local adequados para que produza resultados efetivos.
Merchandising deriva da palavra merchandise, que significa “mercadoria”, usada como substantivo, sendo também um termo que pode ser usado como verbo, envolvendo o ato de negociar, de transação comercial, de comprar e vender alguma coisa.
O merchandising é uma prática da área de publicidade que tem como princípio a criatividade, tendo como objetivo a promoção de um produto, colocando-o em exposição dentro das mais diversas formas de marketing para atingir diretamente os consumidores. Podemos citar como exemplos de merchandising o oferecimento de brindes, como camisetas ou canetas, por exemplo, com o logotipo da empresa, para que atraiam a atenção dos consumidores e formem uma ideia positiva sobre a marca ou um determinado produto ou serviço.
No Brasil, chamamos de merchandising tanto uma marca, logo ou produto que aparece em algum meio de comunicação, inserido no contexto, visto em segundo plano ou fazendo parte de um diálogo, quanto uma campanha de marketing com diversas formas de promoção de produtos e serviços.
Temos, então, o merchandising praticado por apresentadores, quando divulgam um produto em seus programas, quando uma marca ou logotipo dentro de uma apresentação, em segundo plano.
Tipos de merchandising
O merchandising pode ser dividido em dois grupos de técnicas de marketing: os praticados dentro do ponto de venda e aqueles que divulgam o produto na mídia de uma forma geral.
Com a nova era digital, o merchandising eletrônico é uma das formas de divulgar os produtos, aplicando novos recursos e a mais recente tecnologia na divulgação de marcas e produtos.
Merchandising visual
O merchandising visual se utiliza de recursos visuais para atrair a atenção dos consumidores para uma determinada marca, produto ou serviço.
Empresas especializadas em marketing buscam sempre os melhores meios para atrair visualmente o consumidor, melhorando o merchandising do ponto de venda, com atrativos para que o consumidor se interesse pelas mercadorias oferecidas, como podemos perceber nos supermercados, onde são montadas bancas decoradas especialmente para oferecer uma mercadoria, com cartazes, promoções e ofertas de amostras grátis.
Merchandising editorial
O merchandising editorial se utiliza da exibição de produtos em produções, a exemplo dos filmes, programas de televisão ou seriados e novelas, utilizando uma estratégia que é denominada como Product placement, apresentando um produto de forma sutil, subliminar, que muitas vezes nem é percebido diretamente pelo consumidor, mas que o torna simpático à marca apresentada.