Mercosul é uma forma de abreviação que envolve a aglutinação de duas palavras. Em processos de aglutinação, partes das palavras são perdidas. No caso, Mercosul é formado por três partes: mer, co e sul.
O que é Mercosul
O significado de Mercosul é a expansão de suas partes: Mercado Comum do Sul.
O Mercosul nada mais é que um bloco econômico, assim como a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Nele, originalmente, estavam quatro países da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Em 2005 a Venezuela foi elevada ao status de membro associado e, em 2012, foi incluída como membro pleno do Mercosul
Em julho de 2015 a Bolívia tornou-se um Estado associado em processo de adesão, ou seja, o país possui voz no Mercosul, mas não possuía voto.
Em 2016, o bloco Mercosul conta com cinco países com status de membro pleno, sendo eles o Brasil, a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e a Venezuela. Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru são países associados e a Nova Zelândia e o México são países observadores.
O objetivo do Mercosul é unir os países comercialmente, eliminando tarifas alfandegárias e taxas de importação. Além disso, é permitida a livre circulação de pessoas entre esses países, o que quer dizer que um brasileiro, para ir a qualquer país do Mercosul, não precisa de passaporte, basta a identidade.
O Mercosul é caracterizado como uma União Aduaneira, o que quer dizer que possui uma Tareifa Externa Comum (TEC).
Origem do Mercosul
O Mercosul começou a tomar forma em meados de 1980, quando Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai iniciaram um diálogo que buscava integrar os países quanto ao comércio.
A partir das reuniões foi assinado o Tratado de Assunção, criando o Mercosul, em 26 de março do ano de 1991.