Metodologia científica é o estudo do método que o cientista vai conduzir a sua pesquisa, ou seja, é a busca pelo procedimento que deverá ser utilizado para a realização de uma pesquisa científica.
Nesse estudo, são abordadas as regras e as técnicas para o desenvolvimento da pesquisa científica. Assim como os meios para elaboração do trabalho científico e os objetivos que se deseja alcançar.
Um pesquisador ao iniciar os seus questionamentos sobre um determinado assunto deverá pensar também na forma como vai conduzir a sua pesquisa a fim de chegar ao entendimento daquilo que se pretende dentro das normas técnicas.
A Metodologia, portando, é o caminho que o pesquisador escolhe para conduzir o seu trabalho. São técnicas que vão auxiliá-lo para chegar ao seu propósito que é encontrar respostas para suas dúvidas e comprová-las cientificamente com metodologia coerente para isso.
As pesquisas podem ser do tipo qualitativo ou quantitativo e também podem ter diferentes finalidades.
A metodologia para o tipo de pesquisa qualitativa busca explicar os fatos sem se preocupar com números. É um tipo de pesquisa que explora os dados que representam a qualidade e não a quantidade.
Enquanto que a pesquisa quantitativa utiliza um tipo de metodologia que busca por dados quantificáveis e é estruturada nos resultados quantificados.
As pesquisas também podem se dividir em tipos que estão relacionados com as finalidades. Ao concluir um curso superior o estudante precisa defender uma pesquisa e, portanto, essa é chamada de pesquisa acadêmica.
A pesquisa exploratória é um tipo de pesquisa antecedente de maneira a ajudar na compreensão e precisão dos dados a serem pesquisados.
Pesquisa experimental está relacionada com experimentos que auxiliam para a elaboração da pesquisa. Ela é às vezes confundida com a pesquisa laboratorial.
Pesquisa laboratorial está relacionada com experimentos que podem ser controlados. Isso é o que diferencia esse dois tipos de pesquisas. A pesquisa laboratorial não precisa necessariamente acontecer em um laboratório fechado. Independente do local, esse ambiente tem que ser controlado e previamente proposto na metodologia.
Pesquisa empírica é aquela que acontece para testar hipóteses, através da tentativa e erro.
Pesquisa de campo é a que busca por dados, fatos, coletas e após reunir todas as informações daquilo que se deseja pesquisar, faz-se uma análise com o objetivo de encontrar respostas para as dúvidas que deram origem a pesquisa.
Pesquisa teórica é o tipo de pesquisa que está embasada em dados teóricos que são utilizados para explicar o assunto a ser pesquisado.
Trabalho de conclusão de curso é o significado da sigla TCC. Esse trabalho é realizado por um estudante de curso superior e a sua defesa é necessária para a conclusão do curso. Por isso, recebe o nome de trabalho de conclusão de curso.
Para desenvolver esse trabalho o aluno da graduação deve frequentar as aulas da disciplina de metodologia científica.
Na disciplina de Metodologia científica o aluno receberá orientações de como conduzir o seu trabalho de conclusão de curso e garantir que ele esteja de acordo com as metodologias exigidas para uma pesquisa científica.
A ABNT, associação Brasileira de Normas Técnicas, é o órgão que regulamenta as técnicas de trabalhos científicos.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.