Microcitose é um substantivo feminino.
O significado de Microcitose está presente na área da Medicina, mais precisamente no âmbito da Hematologia, onde designa a diminuição do tamanho dos eritrócitos (mais conhecidos como as hemácias ou glóbulos vermelhos).
Ou seja, a microcitose é uma afecção definida por uma anormalidade na dimensão dos glóbulos vermelhos, pois se apresentam com tamanho inferior ao normal. Quando isso acontece, os eritrócitos são denominados de microcíticos.
O diagnóstico da microcitose é feito através de exame de sangue, analisando o Volume Corpuscular Médio (VCM) – é o índice mais importante na observação do tamanho das hemácias.
Com frequência, a microcitose é vista em pacientes que possuem anemias (causadas pela deficiência de ferro – conhecida como anemia ferropriva), além de anemia por doenças crônicas (como é o caso de doenças renais e hepáticas), talassemias (distúrbio do sangue que envolve quantidades abaixo do normal de proteínas que transportam oxigênio), bem como:
- Perda insensível de sangue,
- Deficiência de folato,
- Tabagismo.
Anisocitose, Macrocitose e Normocitose
Outros termos relacionados com a avaliação do tamanho das hemácias existem
- Hemácias em tamanho normal – normocíticas: normocitose,
- Hemácias em tamanho acima do normal, que é o oposto à microcitose – macrocíticas: macrocitose,
- Presença de hemácias em tamanhos diferentes: anisocitose.
Números de Referência do VCM em Adultos
Os valores de referência do VCM podem variar de laboratório para laboratório, mas pode-se ter uma ideia com os números abaixo (em fentolitros (fl)):
- Microcitose: < ou = 80 (fl),
- Normocitose: 80 – 81 (fl),
- Macrocitose: > 96 (fl).
Abaixo de 60 fl, considera-se microcitose acentuada, enquanto que acima de 96 fl, considera-se macrocitose acentuada.