Miopia é um substantivo feminino. O termo vem do Grego myopia, que significa “miopia”, que vem de myein, que quer dizer “fechar”, mais ops, que é “olho”.
O significado de Miopia se associa a um erro de refração que afeta a visão a distância, ou seja, há uma deficiência visual que causa dificuldades na visualização do que está longe.
A causa da miopia pode ser originada pelo fato do globo ocular ser mais alongado (aumento atípico do eixo ocular, conhecida também como miopia axial) ou se o cristalino tem uma distância focal curta, dando uma refração relativamente intensa do mesmo (miopia de refração). Nesse caso, a imagem visual se forma antes da retina – na frente desta – e não diretamente nela.
Os sintomas óbvios da miopia são:
- Visão borrada para objetos ao longe,
- Dificuldade na identificação de objetos mais afastados,
- Dificuldade em dirigir um automóvel, em especial à noite,
- Dor de cabeça por conta da fadiga ocular,
- Necessidade de apertar os olhos para ver com clareza.
O maior fator de risco da miopia é a hereditariedade. Entretanto, o desenvolvimento da miopia pode estar relacionado ao estresse visual em excesso e prolongado, ocasionado por atividades que exijam muito uso da visão.
A miopia tem cura. A correção deste problema pode ser feita com a utilização de óculos ou ainda com lentes de contato.
Cirurgia para miopia
Se um oftalmologista recomendar, é possível corrigir a miopia através de cirurgia retrativa, com o intuito de remodelar a curvatura da córnea.
O método mais comum da cirurgia retrativa é a cirurgia LASIK, utilizando um laser para remodelar e modificar a curvatura da córnea, alterando o foco. A cirurgia LASIK é também feita para pessoas com hipermetropia e astigmatismo.
Há anestesia local com colírios, por isso a cirurgia é indolor. Em alguns casos, o oftalmologista pode usar sedação, dependendo do paciente.
A cirurgia, como qualquer outra, possui alguns riscos, os quais destacam-se possíveis complicações de infecções, cicatrizes na córnea, perda de visão, visão turva e aberrações visuais.