Misoginia é um substantivo feminino. O termo vem da junção do prefixo mis-, que significa “mau, errado”, que deriva-se do Proto-Germânico missa, que é “fora do caminho, afastado” e do Grego misein, que significa “odiar”.
O significado de Misoginia caracteriza um sentimento de ódio contra as mulheres, também entendido como uma repulsa, desprezo ou aversão. A misoginia está relacionada com tudo o que tem a ver com o mundo feminino e com a própria violência que é praticada contra a mulher.
A misoginia também pode ser definida como a repulsão em excesso do contato sexual com mulheres.
Atualmente, a misoginia é tida como um distúrbio de comportamento – da mesma forma que a homofobia e o racismo, pois se dá no âmbito individual e não coletivo. Para a área de Psicologia, a misoginia é um forte objeto de estudo.
De modo infeliz, a misoginia é uma das grandes responsáveis pela maioria dos assassinatos de mulheres que acontecem hoje em dia: é o chamado feminicídio.
As manifestações de misoginia podem acontecer tanto por atos físicos como psicológicos, bem como de forma direta ou indireta. São exemplos:
Misógino é o nome dado a todo indivíduo que pratica a misoginia. A misoginia é um termo sinônimo de ginecofobia, ginofobia, antifeminismo e androcentrismo.
Por outro lado, a misoginia tem como antônimo o termo filoginia, que classifica-se como o apreço, admiração e amor pelo sexo feminino.
Para curiosidade, em Nottinghamshire, na Inglaterra, a misoginia é crime, assim como o próprio assédio contra mulheres. Para o projeto de lei, a misoginia será tratada como um crime de ódio, que, desde que foi criado em 2014 alerta sobre como as moradoras locais passam por situações de assédio, abuso e agressões físicas que afetam seus direitos.
Infelizmente, a cultura do machismo, isto é, a forte presença masculina como figura de superioridade, existe há séculos. Pode-se observar muitos e diferentes povos da Antiguidade com o sexo masculino como o gênero principal, mais forte e mais “desenvolvido” – o que ajudou a alimentar, desde cedo, portanto, a ideia do sexismo em desvalorizar o sexo feminino e crescer o preconceito sobre tal.
Por isso, até hoje as mulheres ainda sofrem e enfrentam muitos obstáculos e barreiras em uma sociedade historicamente e predominantemente machista, embora o sexo feminino tenha alcançado algumas conquistas até então impossíveis.
Enquanto que a misoginia se configura como a repulsa, ódio e desprezo contra as mulheres, o termo misandria se refere ao sentimento de raiva ou aversão contra o sexo masculino.
Acredita-se que a misandria seja uma maneira que as mulheres descobriram de se “defender” contra todos os ataques que sofreram pelos misóginos há tanto tempo e que sofrem até hoje. Por isso, a misandria tem carga histórica assim como a misoginia.
Outro termo que se relaciona, de alguma forma, com a misoginia é a misantropia.
A misantropia é a característica de repulsa ou aversão ao ser humano, ou seja, é o ódio à humanidade como um todo, não tendo distinção entre homens ou mulheres. O misantropo – indivíduo que pratica a misantropia – não gosta da humanidade de uma maneira geral, entendendo-se assim como um conjunto de preconceitos e discriminações associados, inclusive a misoginia, misandria, xenofobia e a homofobia, por exemplo.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.