Morfologia é um substantivo feminino que se origina do Grego morphe, que significa “forma, aparência”, mais logos, que quer dizer “palavra, estudo, tratado”.
O que é Morfologia:
Morfologia é o que trata as formas que a matéria pode ter. Entretanto, o significado de Morfologia pode abranger também o estudo da forma, do aspecto e da aparência de algo.
Ou seja, pode-se estudar a morfologia dos seres vivos, da matéria, das partes que compõem um vegetal, da aparência exterior dos órgãos.
No caso, a morfologia vegetal é o lado da Botânica que trata das formas e estruturas presentes nos organismos vegetais. Na Biologia, a morfologia estuda os seres vivos (ou parte dele) – tornando-se uma tarefa essencial para que se identifique e classifique as espécies, dividindo-se em dois tipos:
- Anatomia – visão macroscópica,
- Histologia – visão microscópica.
Na Sociologia, a morfologia se qualifica como o estudo e classificação das formas e estruturas da vida social.
Morfologia na língua portuguesa
Na área da Gramática, a morfologia tem seu significado bem conhecido, sendo definida como a seção ou parte gramatical que se dedica ao estudo da estrutura, do desenvolvimento e da classificação das palavras. A característica peculiar da morfologia, nesse âmbito, é estudar as palavras de maneira isolada e não dentro de sua participação no período ou frase.
A morfologia se divide em dez classes, que são denominadas de classes gramaticais ou classes de palavras que são:
- Substantivo: palavra que dá nome ao ser, separando-se em: comum, coletivo, próprio, concreto, concreto e abstrato,
- Artigo: palavra que determina o substantivo, classificando-se em definido(a) e indefinido(a),
- Adjetivo: palavra que caracteriza o substantivo, podendo ser primitivo, derivado, simples e composto,
- Numeral: palavra que dá ideia de número ao substantivo, podendo indicar quantidade, ordem, multiplicação ou fração; e tem como classificação: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário,
- Pronome: palavra que acompanha ou substitui o substantivo, classificando-se em pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos,
- Verbo: palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo,
- Advérbio: palavra que determina as circunstâncias em que ocorre a ação verbal, classificando-se em tempo, lugar, modo, afirmação, negação, dúvida e intensidade,
- Preposição: palavra invariável que serve como elemento de ligação entre dois termos,
- Conjunção: palavra que é um outro elemento de ligação entre dois termos semelhantes de uma mesma oração ou mesmo duas orações, dividindo-se em coordenativas e subordinativas, e
- Interjeição: palavras que expressam um sentimento.
Morfologia e Sintaxe
Ao contrário da morfologia, a sintaxe se classifica como a parte da Gramática que estuda os significados das palavras dentro de uma oração, período ou frase, isto é, é entender a relação lógica das palavras, analisando cada elemento que as constituem, como, por exemplo, as funções de sujeito, predicado, complemento nominal, aposto, vocativo, entre outros.