A motivação faz parte das necessidades humanas. Uma pessoa sem motivação, se sente frustrada e desanimada.
Motivar significa:
- Engajar.
- Impulsionar.
- Estimular.
- Aumentar a autoestima.
Tem a ver com estados emocionais e biológicos, afetando e influenciando a saúde física e mental diretamente.
Uma pessoa motivada pode sentir-se animada com determinado evento ou tarefa, enquanto uma pessoa desmotivada não tem a mesma dedicação ou interesse.
Antônimo de motivação
- Desmotivação.
- Desinteresse.
- Apatia emocional.
- Frustração.
A pessoa motivada dá o melhor de si, porque se sente atraída pela proposta concedida, seja relacionada com liderança, empreendedorismo, no meio profissional ou quanto as ambições.
Teorias da motivação
A teoria da motivação está ligada a psicologia e envolve alguns pensadores famosos, como: Maslow, Herzberg, Atkison, McClelland e McGregor.
Tem relação com objetivos de encorajamento e de estímulo… Ou seja, qualquer pessoa que se sinta motivada a algo tende a ter determinados comportamentos para o alcance de uma meta, exemplo:
- Conseguir passar em um concurso.
- Conseguir uma promoção no trabalho.
- Conseguir realizar sonhos.
Segundo Maslow, todo ser humano é movido por necessidades e consequentemente, tem atitudes de acordo como se sentem com determinado assunto ou satisfação, a isso é chamado de autorrealização e está associado a automotivação – que significa o ato de se sentir motivado com algo ou alguma coisa.
Tipos de motivação
- Motivação no trabalho.
- Motivação e liderança.
- Motivação intrínseca.
- Motivação extrínseca.
- Motivação empresarial.
- Motivação profissional.
- Motivação de equipas.
Motivação no trabalho
A motivação no trabalho acontece quando um indivíduo ou uma equipe se sente confiante e otimista quanto a algumas tarefas, assim sendo, a pessoa é levada a realizar as funções com maior propriedade, engajamento, disposição, havendo um empenho global em diversos sentidos.
A criatividade também pode ser aflorada e os resultados consequentemente, serão melhores.
Motivação e liderança
Toda liderança necessita da motivação, seja para delegar, seja para remanejar ou para inspirar os liderados.
Um líder sem motivação, não consegue deixar seus colaboradores animador ou propensos a executar uma ação com otimismo.
Motivação intrínseca
Intrínseco é algo ligado ao íntimo do indivíduo, quer dizer que faz parte genuína daquela pessoa, sendo parte de sua personalidade e característica.
Exemplo: Uma pessoa pode se sentir motivado, porque é naturalmente feliz, isso é parte intrínseca desta pessoa.
Motivação extrínseca
É o que está relacionado com o meio externo, ou seja, uma pessoa pode se sentir motivada e feliz por passar no vestibular ou porque tem uma meta a realizar. Comprar um carro, trabalhar, etc.
Exemplo: Paula está motivada porque foi convidada para tocar em um concerto.
Motivação empresarial
A motivação empresarial está associada a organizações e gestões. Uma empresa motivada, estimula seus funcionários e líderes a sempre serem e fazerem o melhor, elas aprenderam à medida do tempo, que para engajar a motivação é preciso haverem ações como: Bonificações, premiações e gratificações e assim, adotam um sistema de recompensa.
Motivação profissional
Quando um profissional se sente realizado com o que faz, é dito que é motivado. Este tem maiores condições de crescer e de receber muitas conquistas, já que se mantém atento ao que é necessário e a ter um melhoramento contínuo de pensamentos, estratégias, planejamentos e atitudes.
Motivação de equipas
Toda empresa precisa de motivação, para assim gerir resultados promissores e positivos, sendo assim, toda a equipa deve ser trabalhada nesse sentido. Quando uma equipe de trabalho se sente motivada, a comunicação, bem como o desenvolvimento de todo o projeto é feito com tranquilidade e maior sinergia.