Multidisciplinar significa reunir muitas disciplinas com um objetivo em comum. São diversas disciplinas dentro do mesmo campo do conhecimento.
“Multi”, quer dizer múltiplo, é palavra de origem do latim, “multus”. Isto é, algo que compreende diversos fatores.
Exemplos:
“Disciplina”, tratando-se do quesito pedagógico, é uma apurada área do saber, que se aproveita para fornecimento de pesquisas e/ou estudo, constituindo componente de um banco de dados de ensino.
Multidisciplinar é uma palavra que, quando conjugada com outras palavras, corresponde ao significado igual.
Multidisciplinar se trata de um sistema de ensino que compreende o conhecimento em diversas disciplinas, em procura de metas a alcançar,em alguma instrução em especial.
Exemplo:
A palavra Interdisciplinar se trata de um adjetivo que classifica o que é habitual a duas ou várias disciplinas ou outras áreas do saber. É a união entre as classes disciplinares.
O termo interdisciplinar é composto pelo prefixo “inter“, que quer expressar “dentro” ou “entre” ou ainda “em meio”, juntamente com a palavra “disciplinar”, que conota pedagogicamente o ato de formar as normas e princípios de determinado método.
Quando se fala em planejamento interdisciplinar, na área da pedagogia, se refere a quando duas ou mais áreas disciplinares incluem seu teor para aprofundar o saber e proporcionar dinâmica ao estudo. A afinidade dos conteúdos das disciplinas é a alicerce para uma educação mais eficaz, em que uma disciplina ajuda a outra.
A diferença mais importante entre os termos interdisciplinaridade e multidisciplinaridade fica por parte da lógica entre elas.
A multidisciplinaridade se refere a uma reunião de disciplinas que são abordadas em pesquisas ou estudos ao mesmo tempo, porém, não necessariamente relacionando essas áreas entre si.
Já quando se trará de interdisciplinaridade, está visando o ajuntamento de várias áreas do saber, adotando um intuito em comum entre essas áreas, como uma matéria ou questão em especial. Neste caso quando se fala em interdisciplinar, não existe a busca de mesclar os assuntos. Eles operam de forma separada, apenas com os mesmos objetivos.
Sendo assim, a multidisciplinaridade é resultado de conhecimentos variados, e o método da interdisciplinaridade consiste em um conhecimento mais específico.
Os dois métodos para estudos, a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, são de suma importância para o desenvolvimento do intelecto e uma pessoa.
É preciso levar em conta qualquer afeição ou aptidão a alguma forma de se estudar, dependendo do tipo de estudo, como no caso multidisciplinar, que contêm um modo geralmente lúdico, que participa da composição educacional da infância até adolescência, o ensino básico, e o processo de ensino interdisciplinar, que se encaixa ao método de ensino superior, graduação, cursos e especializações, por exemplo.
Cabe a instituição de ensino, no caso, optar pelo método mais cabível e de melhor aproveitamento.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.