Necrópsia, também escrito como necropsia (sem acento na letra “o”), é um substantivo feminino. O termo “necrópsia” vem de dois termos gregos: nekros, que significa “cadáver” e opsis, que significa “vista”.
O significado de Necrópsia é entendido como um tipo de exame de caráter científico ou mesmo como um conjunto de procedimentos e observações realizados em cadáveres. O objetivo da necrópsia é determinar a causa mortis, isto é, a causa da morte daquele indivíduo.
A necrópsia deve ser uma série de procedimentos organizados e hierarquizados.
Antes da realização da necrópsia, informações são levantadas pelos investigadores, tais como consultas de registros médicos, falando com os próprios médicos e membros da família, assim como examinar o local da morte.
Como funciona a necrópsia:
Roupas e projéteis (se existirem) são encaminhados para exame balístico. Logo, o corpo é lavado com água e sabão.
Nessa etapa, pode-se indicar se a causa da morte foi um afogamento, por exemplo, quando o pulmão está mais pesado (pode estar cheio de água).
Outro exemplo é se há massa encefálica espalhada – isso pode determinar que a pessoa sofreu uma fratura no crânio, decorrente de uma pancada ou queda, talvez.
A necrópsia clínica é o procedimento realizado por um médico patologista, que será responsável em esclarecer e determinar não só a causa mortis, mas também quais processos patológicos afetaram o indivíduo.
Geralmente, esse tipo de exame é solicitado por profissionais da saúde que trataram o paciente, bem como a autorização da família do paciente.
Já a necrópsia forense é realizada por um médico legista – especialista em afirmar quais foram as causas, efeitos ou quaisquer mecanismos que levaram ao falecimento do indivíduo. Essa é a forma que comumente aparece em seriados de televisão.
Há a determinação do juiz para que o legista faça a necrópsia forense, especialmente em mortes repentinas e suspeitas. Com essa ordem, os familiares do indivíduo não podem rejeitá-la.
Entende-se que após a morte, o corpo passa por modificações, chamada de alterações cadavéricas, como, por exemplo, alterações oculares, putrefação, coagulação do sangue, entre outras.
Os processos de alterações cadavéricas são separados em fases:
Normalmente, as palavras necrópsia e “autópsia” são utilizadas como sinônimos.
Autópsia também vem de dois termos gregos: autos, que significa “de si próprio” e opsis, que significa “vista”. Ou seja, autópsia quer dizer analisar pessoalmente ou ver por si mesmo.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.