Networking

Networking é um termo de origem inglesa oriundo da junção de duas palavras: “net” que significa rede e “working” que é o mesmo que trabalhando. Logo, pode ser traduzido para a língua portuguesa como rede de contatos onde é estabelecida a conexão com algo ou com alguém.

O termo é bastante empregado nas áreas executivas, corporativas e recentemente passou a ser utilizado no marketing e publicidade digital. Fazer o networking, como se menciona o termo, é aumentar o número de contatos profissionais ou estabelecer e fortalecer os relacionamentos estratégicos como verdadeiras parcerias.

Como uma relação de reciprocidade onde os indivíduos se auxiliam mutuamente, a qualidade dos contatos e relacionamentos prevalece sobre a quantidade de pessoas envolvidas. Desta forma, um contato pode indicar o outro para uma nova oportunidade de trabalho e assim dar as “boas referências” que auxiliam a conquistar a vaga de trabalho. Como também pode criar ou desenvolver um projeto onde se alie às habilidades e competências de cada um.

O networking envolve basicamente o chamado “marketing pessoal” que é uma espécie de ferramenta importante para os relacionamentos interpessoais, onde as relações são estabelecidas e construídas e, por isso, muitos especialistas consideram este processo como um verdadeiro trabalho de arte.

Para fazer networking é importante observar e trabalhar estrategicamente alguns pontos como, por exemplo, criar novas potenciais amizades ou restabelecer os laços daqueles que há muito não se veem; localizar e manter o contato com essas e outras pessoas através de redes sociais, principalmente quando há dificuldade de se encontrar pessoalmente.

Especialistas no ramo aconselham os profissionais a desenvolverem o networking e estarem sempre dispostos a auxiliar as demais pessoas como um sinal de empatia e forma de se trabalhar a timidez que, para muitos, é considerado um entrave.

Hoje, é comum em eventos corporativos, técnicas de dinâmica de grupo, coaching e palestras motivacionais abordarem a importância do networking para a saúde, desenvolvimento e sucesso profissional. Através dele fica mais fácil uma pessoa se manter atualizada, já que o seu horizonte de conhecimentos se expande.

Outra forma de melhorar o networking é participar de eventos sociais e profissionais onde poderá encontrar pessoas que poderá criar um bom contato, assim como ter uma conta em redes sociais como o LinkedIn que possui mais de 400 milhões de usuários e é um ambiente virtual de contatos profissionais.

Instrumentos como este auxiliam e fomentam características como a inovação e a criatividade, pois o profissional tem a oportunidade de debater ideias e aprender com os conhecimentos e experiências dos seus relacionamentos profissionais.

Por apresentar significativas vantagens, o networking se transformou em um elemento indispensável no comércio eletrônico e publicidade digital, tendo em vista que o tráfego orgânico e a conversão em vendas são realizados de acordo com os bons relacionamentos e interações cultivadas também na internet.

 

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

5 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

5 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

5 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

5 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

5 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

5 anos

Este site utiliza cookies.