Nocaute é um substantivo masculino. O termo vem do Inglês knockout, que significa “bater com muita força, colocar fora de combate, dar um golpe decisivo”, onde knock quer dizer “bater, golpear” e out é “fora”.
O significado de Nocaute, também abreviado como K.O., está relacionado com o pugilismo, sendo uma forma de conceituar o ato em que um lutador recebe um ou mais golpes que o fazem ir à lona e não ter chance de recuperação para continuar o combate. Ou seja, o outro lutador é declarado vencedor pois nocauteou o adversário – vencedor por nocaute – conseguindo assim uma vitória rápida.
Em outras palavras, o nocaute é “fora de ação”, isto é, quando não há condições suficientes para que a luta continue.
O nocaute é uma palavra existente nos esportes de lutas, como no caso do boxe e MMA.
A pessoa nocauteada perde a consciência e fica estirada no solo por um tempo igual ou superior a 10 segundos.
O nocaute técnico, abreviado como T.K.O., é uma forma de nocaute em que o juiz cessa a luta, pois decide que ela não é mais segura para um dos atletas. Nesse caso, independentemente de o lutador afirmar a capacidade de continuar a luta, o juiz interromperá o combate com o fim de proteger a integridade física do atleta. O nocaute técnico pode ainda ser decidido pelo próprio lutador, pela autoridade médica ou por seu treinador.
Normalmente, os nocautes são ocasionados por golpes provocados na cabeça ou ainda no abdômen.
O termo knockout em inglês pode ainda ser traduzido como: estonteante, espetacular e fantástico. No sentido figurado e informal, a palavra ainda significa “de fechar o comércio”, “de parar o trânsito”, “um arraso” ou “um escândalo”.
Por isso, fora deste contexto esportivo, nocaute pode descrever quando uma pessoa ou um produto faz com que o indivíduo se sinta “nocauteado” por ser algo extraordinário.
Nocaute e locaute são termos com significados distintos.
Locaute é proveniente do termo Inglês lockout e é considerada uma prática proibida no Brasil. Locaute é quando acontece de o empregador impedir que os empregados, de maneira total ou parcial, adentrem nos locais do estabelecimento empresarial para trabalhar.
O locaute tem como objetivo desestabilizar emocionalmente os empregados, de modo que eles desistam de quaisquer pleitos por maiores salários, melhores condições no ambiente de trabalho, etc., afinal durante o período de locaute não há o pagamento da remuneração do empregador aos funcionários, promovendo receio na perda do emprego.
A proibição do locaute está expressamente definida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na Lei da Greve.
Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…
Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…
Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…
Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…
Este site utiliza cookies.