Obstante é um adjetivo de dois gêneros que também pode ter a função de locução adverbial ou locução prepositiva a depender do contexto em que for colocado. Vem do latim obstans, antis particípio presente de obstáre, que significa “estar diante, em frente; impedir a passagem; ser obstáculo a, estorvar, opor-se”
Em qualquer que seja o contexto, obstante significa impedimento. É algo que impede, atrapalha ou dificulta. Como um adjetivo, sempre irá significar algo que obsta.
Como uma locução adverbial, obstante vem junto com o “não”, ficando “não obstante”. Sem mudar seu significado real, passa a fazer referência a uma oposição a uma ideia, não impedindo que a mesma seja realizada, a exemplo:
“Não obstante a falha no sistema penal, os responsáveis nada fazem para que haja uma melhora”
Como uma locução prepositiva, irá continuar como “não obstante”, e passará a fazer referência a algo ou a alguém, porém sempre com o significado de impedimento, como no exemplo:
“E o meu amor obstante por sua frieza tem me machucado mais a cada dia.”i
São sinônimos de obstante:
- Impedidor
- Atravancante
- Impediente
- Obstativo
- Embaraçante
- Impeditivo
- Dificultante
E seus antônimos são:
- Desopilante
- Desimpeditivo
- Desobstruente
A palavra obstante entra numa grande dúvida de diversas pessoas quando se junta ao “não”. E a questão é: “não obstante” é uma locução adversativa ou concessiva? A resposta é bem simples, “Não obstante” pode ser as duas.
Nos dois tipos de locuções a palavra continua tendo o mesmo sentido, ou seja, a identificação de que tipo de locução ela é geralmente costuma ser feita pelo contexto em que ela é empregada.
Quando está como “não obstante” seus sinônimos são:
- Conquanto
- Posto que
- Nada obstante
- Apesar disso
- Sem embargo de
- Apesar de
- Mas
- Porém
- Entretanto
- Todavia
- Ainda assim
E os seus antônimos são:
- Logo
- Então
Não obstante em inglês costuma ser notwithstanding.